O filme Ford x Ferrari estreou no fim do ano passado e foi indicado em diversas premiações, como Globo de Ouro, Bafta e Critic’s Choice, incluindo indicação de Melhor Ator para Christian Bale, um dos atores principais ao lado de Matt Damon.
Na semana masculina de Londres, que terminou recentemente, alguns looks na passarela e nas ruas parecem indicar que o universo das corridas de carro podem estar inspirando um retorno desta tendência. No caso do filme, não há apenas os macacões da equipe de corrida ou as jaquetas envenenadas; há também o “look Texas” (roupa social com chapéu de cowboy) de Carroll Shelby (Matt Damon), o executivo da Ford encarregado de criar um carro de corrida para concorrer na pista com uma Ferrari.
Se em Londres as fotos de street style mostram muitas jaquetas inspiradas em corridas de carro, na Pitti Uomo foram os chapéus que ganharam as ruas. E mesmo antes da temporada começar, Justin O’Shea apresentou um desfile no deserto da Califórnia, na icônica Route 66.
A história Ford x Ferrari envolve as crescentes tensões entre a Ford Motor Company e a empresa de Enzo Ferrari no início dos anos 1960. Era o início do carro esportivo e a Ford, que produzia veículos práticos para famílias americanas, queria um lugar neste novo mercado automotivo. Shelby foi encarregado de liderar as operações de corrida na Ford, enquanto o piloto britânico Ken Miles (Christian Bale) reinventou o modelo GT40 clássico da empresa para a pista e pilotou o carro na 24 Horas de Le Mans de 1966, uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo.
Quem assina o figurino é o premiado Daniel Orlandi, que olhou para os filmes clássicos de corrida, como Grand Prix, de James Garner (1966) e Le Mans, de Steve McQueen (1970), além de imagens da corrida em si. Cada corrida pedia um uniforme diferente. O designer encontrou um membro da equipe original morando em Los Angeles, que lhe deu uma camisa para copiar. Para a equipe e os pilotos, Orlandi conta: “Precisávamos de roupas autênticas e tínhamos que fazê-las à prova de fogo – naquela época elas eram resistentes ao fogo”.