Tudo aconteceu muito rapidamente, mas não o bastante para passar despercebido: a marca Gap liberou nesta semana o seu novo logo depois de mais de 20 anos.
À esquerda o logo clássico da Gap; à direita a desastrosa tentativa de mudar ©Divulgação
A reação online foi imediata _e extremamente contrária: especialistas, blogueiros, fashionistas, designers gráficos e palpiteiros (principalmente!) caíram matando na imagem que foi considerada unanimemente “ruim”. Sem pestanejar, e como se nada tivesse acontecido, os executivos da Gap resolveram fazer o que os marqueteiros chamam de “backpedaling” (pedalar pra trás, em português). Basicamente, a marca está assumindo publicamente que estava apenas “experimentando” com um novo logo, conforme declarou em sua página oficial no Facebook:
“Obrigado pela opinião de todos vocês sobre o novo logo! Temos o mesmo logo por mais de 20 anos, e essa é apenas uma das coisas que estamos mudando na empresa. Sabemos que esse novo logo causou muita polêmica e estamos felizes em ver os debates online. Tanto que queremos que vocês compartilhem os seus designs. Amamos a nossa versão, mas gostaríamos de ver outras ideias. Fiquem ligados nos detalhes que iremos divulgar em breve sobre esse projeto de crowdsourcing”.
Oportunistas, os executivos aproveitaram o revés para anunciar o crowdsourcing, o que significa: em vez de usarem apenas o departamento visual da Gap para chegar a um novo logo, a grife vai capitanear recursos (sourcing = captação) da comunidade online (crowd = multidão) para definir seu novo visual, no melhor estilo “não gostou? Então faça melhor”.
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