Só quem usa óculos sabe a dificuldade que é encontrar um modelo que seja feito pra você. Combinar cores, proporções, tamanhos, materiais (e preço!) num só rosto é tarefa árdua. É o caso deste repórter, que procurou pelo Píer Mauá os melhores modelos e mostra abaixo os seus donos. De quebra, dicas de onde encontrar as melhores armações. Confira:
Joao Bastos, Roque Castro e Richard Luiz: modelos maximalistas © Acervo FFW
Joao Bastos, ilustrador e designer carioca. “Ganhei esses óculos recentemente”, conta sobre o modelo tipo “aviador”. O documentarista de moda Richard Luiz vai de Balenciaga. “Parei de usar óculos por um tempão, voltei recentemente”. Roque Castro, da agência CAPA, usa um modelo de acetato fotosensível – aquele que fica escuro na luz solar. Comprado na Califórnia, a armação é da Chadmusic, uma marca de skatewear.
Frederico Tauil, Daniel Lacerda e Jardel: modelos clássicos © Acervo FFW
Frederico Tauil opta por um modelo mais clássico, preto de acetato da marca Michael Kors. O beauty artist Daniel Lacerda usa e coleciona óculos há cinco anos. “Tenho mais de 10 armações em casa”. Na foto, um modelo da Chilli Beans. “Esse, que é mais básico mas com detalhes bonitos”. Figura onipresente das temporadas de moda, Jardel, da Way Model Management, ficaria irreconhecível sem a sua armação de acetato. “Comprei esse numa feirinha em Londres. Chique, né?”.
Thomas Azulay, Lucas Palomino e André Rodrigues: modelos diferentes © Acervo FFW
O estilista Thomaz Azulay entra na vibe John Lennon com o seu modelo redondo. “É da Chanel”, afirma. O artista plástico Lucas Palomino é fascinado por óculos. “Comprei esse num lugar meio trash! Numa loja perto do Minhocão, em São Paulo”. O editor de conteúdo do FFW, André Rodrigues, fez da sua armação redonda à la Harry Potter uma marca registrada. “Eu sempre quis usar óculos, mas nunca precisei. Esse redondo é de uma safra que encomendei da Bleu Dame, uma loja gringa incrível que vende pela internet”, revela.