A editora de moda Franca Sozzani já disse ao portal FFW: “Na crise se aprende a descobrir o novo”. É o que dois gigantes do fast-fashion, Zara e H&M, irão fazer a partir de setembro. A Zara anunciou que vai começar a vender produtos online em 6 países a partir do dia 2 de setembro (Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal).
Em meados do mesmo mês (por volta do dia 15 de setembro), a rede H&M vai lançar um site somente para o Reino Unido, onde disponibilizará roupas e acessórios para homens, mulheres e crianças, além de artigos de enxoval (cama, mesa e banho).
A entrada de players tão importantes quanto Zara e H&M deve estremecer o jogo para marcas como Top Shop e Marks & Spencer, que já atuam no ambiente de e-commerce. Apesar das previsões serem de retração no mercado consumidor nos próximos meses, especialistas garantem que o contrário vai acontecer no ambiente online: ou seja, enquanto o mundo físico verá uma queda nas vendas, o mundo virtual deve passar por uma bonanza. Sorte de quem acreditou que o futuro está na web.