Grace Kelly, a socialite da Filadélfia que tornou-se estrela de cinema e princesa de Mônaco (nessa ordem), é um ícone de estilo sem prazo de validade. Aproveitando o extenso legado de moda deixado pela americana, o museu inglês Victoria & Albert abre neste sábado (17/04) uma exposição, patrocinada pela joalheria Van Cleef & Arpels, dedicada à estrela.
A princesa Grace em momento relax, em Mônaco © Reprodução
Ao jornal “Telegraph”, a curadora do museu, Jenny Lister, resumiu: “Contamos a sua história de vida através das roupas”. De peças de Oleg Cassini, o ex-noivo que declarou ser o criador do estilo da atriz – “ela se vestia como uma bibliotecária quando a conheci”, disse –, aos filmes de Alfred Hitchcock que a consagraram, está tudo exposto.
São mais de 50 vestimentas (figurinos, joias, chapéus, peças de altacostura, o traje com o qual aceitou o Oscar e seu vestido de noiva), além de destaques como a bolsa Hermès Kelly original e sua estatueta de Melhor Atriz.
Mesmo extensa, a exposição não é uma novidade em termos de conteúdo: é uma adaptação de “The Grace Kelly Years”, montada em 2007 por Frédéric Mitterand, em Mônaco – lá há um arquivo com 250 dos vestidos usados pela princesa.
Quem estiver em Londres até 26 de setembro, estará com sorte. Quem não estiver… nos resta a locadora mais próxima – e a galeria abaixo.
“Grace Kelly: Style Icon”
QUANDO De 17 de abril a 26 de setembro de 2010
ONDE Museu Victoria & Albert – Londres
+ www.vamuseum.com