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    POR Camila Yahn

    Editorial assinado por Carine Roitfeld com Kate Upton, Irina Shayk, Senait Gidey, Tilda Lindstam e Soo Joo Park, segurando animais “alugados” ©Reprodução

    A super-editora Carine Roitfeld produziu o seu segundo trabalho como diretora global de moda da “Harper’s Bazaar” com as modelos Kate Upton, Irina Shayk, Senait Gidey, Tilda Lindstam e Soo Joo Park, fotografadas por Sebastian Faena em Miami. As meninas vestem peças da coleção pre-fall de marcas como Burberry, Gucci, Ralph Lauren e Givenchy, e seguram como “acessórios” filhotes de animais exóticos. O editorial, intitulado “The Animal Nursery” (“A enfermaria dos animais”), será publicado nas páginas das 26 edições de maio de 2013 da publicação, e apesar de parecer inofensivo, tem levantado algumas polêmicas.

    Na  sexta-feira (05.04) o site Fashionista deu uma matéria sobre o ensaio de Roitfeld, mas seus leitores não ficaram muito satisfeitos justamente por conta do uso de animais e postaram alguns comentários contra o site e até contra a própria Carine: “Uso irresponsável de jovens animais selvagens nesta sessão fotográfica. Não vou comprar mais a Harper’s depois disto”; “É um uso nojento de um filhote de macaco com o objetivo de vender roupas. Este macaquinho foi sem dúvida arrancado de sua mãe só para se tornar o brinquedo de uma modelo idiota. Sério… o que se passa com as pessoas?”; “Macacos em extinção como acessórios? Tira o atrativo das modelos, torna a stylist sem talento e a revista menos valiosa que papel higiênico”.

    Como se trata de uma equipe séria, os animais não foram arrancados do seu habitat natural – eles foram “emprestados” à revista pela fundação Zoological Wildlife Foundation, que tem como objetivo ensinar às pessoas sobre espécies em vias de extinção, em cativeiro ou em seu habitat natural. A instituição também adota animais silvestres que tenham sido maltratados de alguma forma. Mas por não ser uma organização sem fins lucrativos, parte do rendimento da mesma, como relata o Fashionista, vem do aluguel de animais para festas, eventos privados e fotos, tudo claro, legalizado e fiscalizado. A produção da “Harper’s Bazaar” recorreu à instituição e alugou os macacos e tigres que aparecem nas imagens.

    Carine não foi a primeira nem será a última a usar animais em fotos de moda. A publicidade também é outra área que aluga toda espécie de bichos para suas campanhas. Apesar de os animais não terem sofrido maus-tratos durante a realização do ensaio, a ação ainda não cai bem para muitas pessoas, especialmente os defensores de animais. A pergunta fica: é correto alugar animais para editoriais de moda ou anúncios publicitários? Ou vocês acham que a instituição poderia pensar em outra maneira de angariar fundos?

    Veja abaixo as imagens do editorial completo:

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