A Dover Street Market — multimarcas criada por Rei Kawakubo há mais de dez anos e conhecida por apostar em novos nomes — vai fazer uma parceria com a Gucci e terá shop-in-shop nas lojas de Tóquio, Nova York, Londres e Pequim. A primeira shop-in-shop da Gucci na Dover Street Market será inaugurada neste sábado (25.07) na unidade de Tóquio, cidade natal de Rei Kawakubo. No dia 10 de setembro, espaços similares serão inaugurados nas lojas de Nova York e Londres, aproveitando o buzz das semanas de moda. O espaço na Dover Street Market de Pequim será inaugurado no outono do hemisfério Norte.
A grife começa vendendo o prêt-à-porter e acessórios da coleção Outono/Inverno 2015/16, a primeira da Gucci assinada pelo novo diretor criativo, Alessandro Michele. Ele mesmo vai criar a ambientação do shop-in-shop, que será pensado como um “espaço de vivência”. Inicialmente a inspiração será o cenário urbano dos desfiles de Outono/Inverno 2015/16, com destaque para painéis de concreto, um tapete de tom rosa antigo, uma poltrona em veludo vermelho cereja vibrante, expositores giratórios de metal bruto, divisórias de telas em veludo capitonê em tom rosa antigo e bustos revestidos em veludo ocre, vermelho arroxeado e verde. Em seguida, o espaço será refeito para a chegada da coleção Cruise.
De acordo com o WWD, a Dover Street Market solicitou à Gucci para que não gastasse muito na construção dos espaços. “Queremos que a loja mude muito”, disse Adrian Joffe, diretor executivo da Dover Street Market. Na loja de Nova York, por exemplo, a Gucci ficará em uma área compacta na entrada, com prateleiras e manequins dentro de um espaço com paredes cobertas por papel com desenhos botânicos. “Maior não é necessariamente melhor para nós, e acho que eles apreciam o desafio”, disse Joffe sobre as marcas de luxo com as quais a Dover Street Market tem feito parcerias nos últimos anos, incluindo nomes como Dior e Louis Vuitton, mas também Céline e Saint Laurent. “Não há nenhum local fazendo a mesma imagem corporativa. O ponto é lhes dar a oportunidade de se expressar de uma maneira diferente.”
“Ficamos entusiasmados quando a Dover Street Market nos abordou com a ideia dessa colaboração global, que está alinhada com a nossa nova visão para a Gucci. Atualmente, existem poucos cenários contemporâneos de varejo de moda no mundo além dos encontrados na Dover Street Market, o que torna esses pontos os locais ideais para as coleções de Alessandro Michele. A Gucci inicia uma nova etapa com o desenvolvimento de colaborações exclusivas com lojas selecionadas e especializadas. Tenho certeza de que essa parceria será apreciada por nossos clientes e pelas pessoas que começam a se aproximar da marca agora, à medida que ela se torna cada vez mais intrigante e vanguardista”, disse o presidente e CEO da Gucci, Marco Bizzarri.