O designer Helmut Lang sempre foi um amante da arte e no auge de sua carreira como um dos principais estilistas da moda nos anos 1990, ele embarcou em uma série de projetos colaborativos com artistas como Louise Bourgeois e Jenny Holzer.
Em 2005, Lang deixou a moda para viver como artista plástico e um de seus primeiros trabalhos partiu da trituração de mais de cinco mil peças de seu acervo. O material virou uma série de esculturas exibidas em Nova York em 2015.
Agora, um de seus fãs está trazendo Lang de volta à moda, ainda que como artista e não como estilista. Anthony Vaccarello o convidou para um novo projeto colaborativo com a linha Rive Droite. Helmut usou as coleções do arquivo YSL para criar uma série de novas esculturas, programadas para serem exibidas em Paris e Los Angeles.
“Sou fascinado por Helmut há anos”, disse Vaccarello em uma entrevista ao BoF. “Eu o considero no mesmo nível de alguém como Coco Chanel pela forma como ele trouxe realidade para a moda. Helmut foi o primeiro a se levantar contra a comunicação promocional e artificial. Sua visão e direção de arte trouxeram todos de volta à essência real e significativa da moda”.