As temporadas de moda internacional acabaram de antecipar o verão de julho do ano que vem (do Hemisfério Norte), o São Paulo Fashion Week está prestes a desfilar o inverno brasileiro de 2016. Mas Li Edelkoort já está quase dois anos adiante, no verão 2017 europeu. É que a holandesa tem que pensar à frente das semanas de moda, dos estilistas e até mesmo do que você ainda nem sabe, mas vai querer usar, ouvir, ler, gostar. Assim funcionam os bureaus de estilo, antecipadores de tendências não só de moda, mas de lifestyle e cultura no geral. É o caso do Trend Union, um dos principais escritórios do gênero no mundo, criado por Li há 30 anos, com clientes que vão da Gucci à Nissan, da L’oréal à Lacoste, Coca-Cola e Siemens, e que dá palestras na faculdade Santa Marcelina no próximo dia 21/10.
Considerada pela revista Time uma das 25 pessoas mais influentes do mundo da moda e uma das mais relevantes no setor do design pela I-D, criadora da revista Bloom, um misto de horticultura, arte, design e moda, com primeira edição no Brasil há dois anos, Li Edelkoort é voz que vale a pena ser ouvida. Seus dois cadernos de tendência lançados anualmente e comprados por empresas de diversos setores trazem referências que passam longe do beabá da cor, do tecido e das estampas da próxima estação e nos levam a olhar imagens pinçadas da natureza, do artesanato e da arte das ruas de diversos países, de detalhes de materiais inusitados que, juntos, propõem um discurso de desejo de estilo de vida para um futuro próximo. Em fevereiro deste ano, ela ainda lançou um polêmico manifesto Anti Fashion, em que prega, em dez capítulos, o caráter obsoleto de quase todas as áreas da moda atualmente.
As duas palestras em São Paulo serão dadas por Philip Firmmano, diretor do Trend Union em Nova York, filial aberta em 1999, e abordarão temas diferentes. “Emancipation of Everything” trata do último caderno de tendências lançado por Li, para o verão 2017, onde ela afirma que chegamos a um momento chave em que precisamos quebrar “todas as regras escritas e não escritas do século passado”. “O engajamento feminino, a feminilização masculina, a hibridização das espécies, a busca da unificação das fé, por exemplo”, diz. Já “Turning in Circles” vai mostrar a importância da circunferência, sempre presente em nosso estilo de vida, em objetos de design, arquitetura, arte, etc.
Palestras Trend Union
Data: 21/10
Horário: 15h
Inscrições: R$ 300,00, pelo site www.lilitedde.com.br
Endereço: Faculdade Santa Marcelina, rua Dr. Emílio Ribas, 89, Perdizes, São Paulo
Ob. As palestras serão ministradas em inglês