Karolina Kurkova lidera as modelos no backstage de Michael Kors, pouco antes do desfile na semana de moda de Nova York, edição de Verão 13/14 ©Imaxtree
A temporada de prêt-à-porter Inverno 2014/15 começa quente nesta quarta (05.02), em Nova York, e segue até o dia 13 de fevereiro. A polêmica gira em torno das mudanças propostas pela organização da semana de moda. A IMG, responsável pelo que é formalmente conhecido como Mercedes Benz Fashion Week, divulgou um plano para resgatar o conceito de exclusividade de uma temporada de moda.
Na estação passada, o estilista Oscar de la Renta resolveu mostrar sua coleção em seu próprio ateliê, para um público hiper seleto de 350 pessoas. Oscar estava cansado dos megashows de Nova York, “cheios de 20 milhões de pessoas com conexão zero com a moda”.
Catherine Bennet, vice-presidente da IMG, diz que após muita reflexão e um estudo encomendado pelo CFDA (Council of Fashion Designers fo America) que aponta um cansaço com o formato atual, mudanças vão ocorrer a partir desta estação. “A semana de moda estava virando um zoológico”, diz ao “The Wall Street Journal”. “O que costumava ser uma plataforma para designers estabelecidos estrearem suas coleções para a imprensa especializada e compradores virou um período exaustivo para a indústria.”
Portanto, a partir de agora, vai ser mais difícil conseguir um convite ou até mesmo credenciamento. “O Lincoln Center (espaço oficial da NWFW) foi invadido por blogueiros, fãs de moda e fotógrafos de street style, além das centenas de jornalistas e celebridades”, diz um porta-voz da IMG.
Todo mundo que tem uma credencial pode circular pelas tendas do Lincoln Center livremente, mesmo se não tiver um convite para o desfile, o que significa que os espaços estão sempre lotados por pessoas que não têm um interesse real pela moda, mas sim pelos looks das celebridades. Portanto, de cara, o público credenciado será reduzido em 20%.
As mudanças vêm como uma resposta às reclamações de muitos estilistas, mas certamente desagradam o outro lado da história. Há quem defenda os blogueiros, dizendo que eles também são responsáveis por transformar os desfiles em “talk of the town” por meio de suas redes sociais com milhares de fãs. Em um artigo publicado recentemente sobre as transformações da semana de moda em Nova York, o site The Business of Fashion questiona se eles são necessários ainda hoje, quando toda a primeira fila de editores influentes também posta no Instagram.
Outra mudança vem com a urgência de deixar o público VIP “de verdade” mais confortável e abrir mais espaço no backstage para entrevistas. Agora, além do Lincoln Center, mais duas locações oficiais foram adicionadas, uma delas chamada Hudson Hub, focada nas apresentações de novos designers e liberando o circo em torno do Lincoln Center. “Queremos que os convites voltem a ser algo exclusivo para os insiders da moda”, diz o porta-voz da IMG.
Mas Nova York enfrenta outro problema, mais difícil de resolver: o da mobilidade urbana. O Lincoln é fora de mão e muitas pessoas influentes não vão mais para lá, uma vez que os desfiles mais cobiçados acontecem em locações alternativas e muito mais centrais. Diane Von Furstenberg, Zac Posen e Michael Kors deixaram o Lincoln nessa estação; Alexander Wang vai fazer seu desfile no Brooklyn.
No calendário lotado, os editores e compradores brincam de barata tonta para tentar absorver o melhor da moda americana. Entre os destaques da temporada, estão, obviamente, o desfile de Marc Jacobs, em sua primeira estação sem a Louis Vuitton; a primeira coleção de Jason Wu para a Hugo Boss e a estreia de Stewart Vevers (ex-Mulberry e Loewe) na Coach, com beleza assinada por Pat McGrath e Guido Palau, além das sempre esperadas apresentações de Alexander Wang, Rodarte e Calvin Klein Collection. Alexandre Herchcovitch mostra sua coleção no dia 8 de fevereiro, mesmo dia da estreia de outro brasileiro no line-up, Ivan Aguilar.
Veja abaixo o calendário com as principais marcas e acompanhe as coleções na nossa seção de Desfiles.
Quinta-feira, 6 de fevereiro
12h Nicholas K
13h BCBGMaxazria
14h Richard Chai – Love
20h Marissa Webb
Sexta-feira, 7 de fevereiro
13h Peter Som
14h Kate Spade New York
16h Jason Wu
18h Rebecca Minkoff
18h Cushnie Et Ochs
20h Rag & Bone
21h Nicole Miller
21h30 Charlotte Ronson
22h Helmut Lang
Sábado, 8 de fevereiro
13h Lacoste
14h Jill Stuart
15h Prabal Gurung
17h Herve Leger by Max Azria
19hVPL
20h Altuzarra
20h30 Ivan Aguilar
21h Alexandre Herchcovitch
21h Monique Lhuillier
22h Moncler Grenoble
23h30 Alexander Wang
Domingo, 9 de fevereiro
13h Victoria Beckham
15h Derek Lam
16h DKNY
17h Tracy Reese
18h Thakoon
18h Custo Barcelona
20h Diane von Furstenberg
21h Edun
21h30 Vivienne Tam
22h Opening Ceremony
Segunda-feira, 10 de fevereiro
12h The Row
13h Carolina Herrera
14h Tommy Hilfiger
15h Theory
16h Ohne Titel
16h Dennis Basso
18h 3.1 Phillip Lim
20h Thom Browne
20h Alice + Olivia by Stacey Bendet
21h Zero + Maria Cornejo
21h Reem Acra
22h Zac Posen
23h Donna Karan New York
23h Cynthia Rowley
Terça-feira, 11 de fevereiro
12h Tory Burch
12h30 J.Crew
13h Badgley Mischka
14h Vera Wang
15h Rodarte
16h Diesel Black Gold
16h Jenny Packham
16h30 Libertine
17h Naeem Khan
19h Marc by Marc Jacobs
20h30 MM6 Maison Martin Margiela
21h30 Oscar de la Renta
23h Narciso Rodriguez
Quarta-feira, 12 de fevereiro
13h Michael Kors
14h Nanette Lepore
16h Jeremy Scott
18h Betsey Johnson
18h Sass & Bide
19h Reed Krakoff
20h Marchesa
21h Anna Sui
23h Proenza Schouler
Quinta-feira, 13 de fevereiro
13h Ralph Lauren Collection
16h J. Mendel
17h Calvin Klein Collection
23h Marc Jacobs