Estilista italiano Rodolfo Paglialunga é o novo diretor criativo da Jil Sander ©Reprodução
Finalmente a Jil Sander anunciou o nome que irá ocupar o cargo de diretor criativo da grife, que está vago desde o último mês de outubro, quando a própria Jil Sander deixou a marca pela terceira vez. O profissional escolhido é o italiano Rodolfo Paglialunga, cuja estreia nas passarelas está prevista para setembro, durante a temporada de Verão 2015.
“Ele é o estilista mais adequado para escrever as novas páginas da história da Jil Sander”, disse o CEO da grife, Alessandro Cremonesi, ao “WWD”. “Ele tem as características certas e a experiência para fazer a Jil Sander evoluir em uma nova direção, mas respeitando seus traços essenciais.”
Apesar de reconhecer que estava “muito feliz” com o trabalho da equipe de estilo na última temporada, Cremonesi sentia que a Jil Sander precisava ser “personificada por uma mente criativa para apontar, claramente, uma direção”. Um diretor criativo irá “ligar a marca com o mercado e a imprensa. Na moda, isso é importante”, acrescentou o CEO.
Paglialunga nasceu em Tolentino, na região italiana de Marche, e deu início à sua carreira no começo dos anos 1990 com o designer Romeo Gigli. Em 1996, ele foi para a Prada, onde trabalhou por 10 anos, tornando-se diretor de estilo da linha feminina. Atraídos pelo seu talento artístico, os proprietários da Vionnet, Matteo Marzotto e Gianni Castiglioni, convidaram Paglialunga para ocupar o posto de diretor da grife francesa em março de 2009. De lá até o outono de 2011, o estilista ajudou a reviver a maison com um trabalho repleto de formas glamourosas e ricas texturas.
“Estou profundamente honrado por ter a oportunidade de pegar esse papel. Tenho grande admiração pela marca e acredito piamente em sua visão pura e em seus valores”, afirmou Paglialunga. “Meu objetivo é levar adiante a fusão entre sofisticação, luxo e inovação e trazer a grife para o próximo nível.”
Entre as prioridades do estilista à frente da Jil Sander está o desenvolvimento da linha de acessórios, especialmente de sapatos e bolsas, que conta com a bem sucedida Jil Bag. No varejo, o foco da marca para este ano será o mercado americano, japonês e asiático — atualmente, a grife conta com 59 lojas espalhadas pelo mundo.