Por Jorge Grimberg
Enquanto grandes marcas globais – como Gucci, Saint Laurent e Burberry – unem coleções masculinas e femininas, João Pimenta nada contra a corrente. “A questão do gênero foi muito importante para mim, mas agora que está em todos lugares, perdeu o sentido” explicou o estilista.
“Eu acho que a moda sem gênero ganhou o seu espaço e vai ficar pra sempre, mas ainda existem homens e mulheres que estão procurando gêneros definidos. O público feminino que já consumia as minhas coleções sentia falta de uma silhueta mais desenhada e assim, nasceu a ideia de criar um desfile e uma coleção feita para mulheres separada da minha coleção masculina.”
NEO STREETWEAR
Além de separar masculino de feminino, João Pimenta estreou parceria inédita com o stylist Thiago Ferraz para apresentar sua coleção de Inverno 2018 masculina durante o SPFW N45. Thiago é um especialista em street style urbano, com uma linguagem suave e diferente da estética afiada de João. “Eu sempre fiz moda pensando no meu raciocínio interno e nunca parei para olhar o coletivo, para ver o que as pessoas estavam buscando e o que elas queriam, então neste novo momento, nós fizemos esse trabalho sem perder a identidade da marca”, explicou João.
O resultado da parceria foi a quebra da alfaiataria perfeita de Pimenta com o mood grunge 90 que faz parte da identidade de Thiago. “Um menino urbano na praia”, explicou o stylist.
Entre as peças-chave da coleção, camisas funcionais com fechamento de zíper e bolsos utilitários e as calças mais curtas, sem acabamentos de barra. “Foi um exercício de levar o universo da alfaiataria para a rua com elementos do surf”. Contra a corrente, porém extremamente atual.