Casos de sucesso de superexposição na mídia, as irmãs Kendall e Kylie Jenner se uniram para a abertura de uma marca própria no começo deste ano.
Embora elogiadas pela imprensa pela ousadia em lançar a Kendall + Kylie em data próxima ao calendário do prêt-a-porter de Paris, a dupla vem enfrentando duras críticas nas redes sociais. O motivo? Uma nova linha de camisetas com o rosto delas sobrepondo fotos de artistas icônicos do rock como Led Zeppelin, The Doors, Notorious B.I.G., Tupac Shakur e Ozzy Osbourne.
Cada uma das peças custava U$125 até que, devido aos comentários negativos e posicionamento de artistas envolvidos, a dupla decidiu retirar a linha das vendas e pedir desculpas ao público. Esposa de Ozzy Osbourne, Sharon Osbourne deu um ultimato à dupla pouco antes do pedido de desculpas: “Meninas, vocês não têm o direito de colocar seus rostos sobre ícones musicais. Continuem com o que sabem de melhor… gloss”, postou em seu twitter.
Advogados da banda The Doors enviaram uma carta de cease-and-desist para as irmãs Jenner assim como os representantes do rapper Notorious B.I.G., até a remoção da linha no site, quinta-feira passada. Mesmo assim, a equipe da banda californiana deve persistir num processo judicial. Enquanto isso, os canadenses do Arcade Fire, prestes a lançarem um novo disco em agosto, tiraram onda da gafe das meninas fazendo camisetas com o logo de Everything Now impresso sobre um stencil do rosto de Kendall – a venda será revertida para caridade.
Claramente constrangidas, ambas as irmãs postaram o mesmo pedido de desculpas em suas redes sociais: “Esses designs não foram bem pensados e nos desculpamos com quem se sentiu ofendido, especialmente às famílias dos artistas. Somos grandes fãs de sua música e não foi nossa intenção desrespeitar esses ícones culturais. As camisetas foram retiradas de circulação e as imagens deletadas. Aproveitamos a oportunidade para aprender com erros”, lia o comunicado.
É mais uma polêmica para a coleção de situações questionáveis em que Kendall, especialmente, tem se envolvido. Além de estrelar o controverso comercial da Pepsi e ter endossado o desastroso Fyre Festival, recebeu backlash por conta de estampar a capa de aniversário da Vogue India, fazer mal uma pose de balé na Vogue Espanha e pelo vestido que usou na última edição do gala do MET. Mais uma adição à lista? Ela e Kylie um tempo atrás foram acusadas de apropriação cultural por conta das trancinhas cornrow que usavam com frequência: “elas roubam inspiração das mulheres negras, mas nunca se posicionam a favor do #BlackLivesMatter”, escreveu uma usuária do Twitter.
Confira na galeria alguns dos exemplares da coleção de camisetas, a polêmica Jenner da vez: