ISTAMBUL, 24 de agosto de 2010
Quase como um soft-opening a Istanbul Fashion Week começou extra-oficialmente na noite de terça-feira (25/08). Embora os desfiles oficiais do só começassem na quarta-feira (25/08), o dia anterior contou com a apresentação dos 25 concorrentes do KOZA, concurso dedicado a promover os novos talentos nacionais.
Com apoio da associação da Indústria Têxtil (ITKIB) e da faculdade de moda local (ITU Taskilas) _locação onde acontecem grande parte dos desfiles da IFW_ o prêmio tem a tarefa não só de mirar os holofotes da moda sobre nomes promissores, como oferecer a eles toda um base para construção de suas marcas. Para tanto, 5 vencedores recebem cursos de inglês, curso de moda na faculdade Central St. Martins e também vagas de estágios em importantes empresas da área na indústria turca.
Ainda que com problemas típicos de eventos em evolução _organização precária, má iluminação, edição longa de mais e má disposição da platéia_ o concurso que está no seu 17º ano tem sido responsável por lançar importantes nomes da moda _turca e internacional. Foi nele que em 1992 a estilista Bahar ganhou notoriedade. Mais recentemente, foi por consequência de sua vitória que Hakan Tildirim viajou à Londres onde aconteceu o boom de sua carreira.
Os vencedores Esra Ayse Akkaya e Özgür Firat ©Divulgação
A apresentação com quase 1 hora de duração aconteceu de forma extremamente arrastada, com apenas 1 look por concorrente. Cada modelo caminhava até o fim da passarela fazendo duas paradas no centro desta no seu caminho de volta. Bem ao meio, uma cortinha de tiras brancas dividia a passagem em dois, fazendo as vezes também de telão onde projeções dos croquis e desenhos técnicos, se intercalavam com imagens de referência ou inspiração.
Ficou difícil ali _para quem não acompanhou todo processo de criação como os membros do juri_ conseguir julgar, ou sequer destacar características relevantes em apenas uma entrada de cada estilista. A impressão que ficou foi de uma certa uniformidade de (desgastadas) ideias. Shapes ajustados ao corpo, ombros marcados e aquela repetido trabalho de assimetria que domina trabalhos de graduação.
Destaques foram poucos e devidamente premiados. Esra Ayse Akkaya, com seu trabalho inspirado nas interseções e sobreposições de pontes e viadutos urbanos, traduzidos para um intricada saia com volumes e texturas tridimensionais num intricado trabalho lembrando levemente lâmpadas japonesas ou balões de festa junina, _só que com extrema contemporaneidade e sofisticada. Özgür Firat, com seu trabalho em couro e tricô, foi outra que construiu uma imagem impactante com seu body de tricô cobrindo toda cabeça, num mixto de capacete aviador antigo, com máscara de oxigênio. Arrematando o look, jaquete de couro marrom, com ombros marcas e aspecto rocker-militar.