Locação e cenário
O escritório de arquitetura holandês AMO, parceiro de longa data de Miuccia, transforma o Deposito, um dos espaços mais dramáticos do complexo da Fondazione Prada em um ambiente multifuncional para performances. Por meio de uma série de intervenções arquitetônicas, o projeto re-interpreta o repertório espacial clássico do teatro, com Terrace, Parterre e Balcony, usando estes conceitos para ativar o espaço para o desfile. Os elementos oferecem diferentes caminhos para o público experimentar o espetáculo.
Os assentos infláveis são de Verner Panton – uma reedição exclusiva da peça de 1960, e desaparecem nas luzes fracas que delimitam o chão de plástico do local – mesmo material 100% reciclável do desfile masculino de Verão 2019.
Coleção
Essa é mais uma daquelas coleções da Prada que dá material para pensar. Se a primeira vista você não é impactado pelo desfile no sentido de encantamento, então tire um tempo para olhar mais a fundo e perceber os conflitos. Porque quase sempre Miuccia trabalha com eles na construção de suas coleções e aí, qualquer bolso, recorte ou até a forma como a modelo carrega a bolsa tem uma mensagem por trás.
Ativista política na juventude, Miuccia mostra preocupação com o comportamento reacionário que vem com o crescimento da extrema direita em diversas partes do mundo e calçou seu desfile no embate entre conservadorismo e liberdade. As meninas usam meias na altura do joelho, capas, saias (com lacinhos) e bermudas de cetim e carregam suas bolsas como se fossem princesas. O oposto também ocorre, muitas vezes no mesmo look: recortes no colo, cotovelos e costas, transparências e decotes profundos pontuados por faixas que trazem um ar fetichista. College girls prontas pra luta e para usar seu corpo da forma que bem entender. Uma coleção intensa – em que vale destacar os looks lindos de tie dye – e que termina com a peça mais democrática da moda: uma camiseta branca.
Nylon
Dessa vez Miuccia convidou uma serie de mulheres globalmente influentes para uma colaboração inédita na criação de itens femininos a partir de um dos materiais mais emblemáticos da marca: O nylon.
Um trio de renomadas arquitetas – Cini Boeri, Elizabeth Diller e Kazuyo Sejima – projetaram peças únicas criadas a partir do nylon tecnológico e que tem sido motivo de revival nas últimas coleções e vem se tornado febre nas ruas novamente.
Beleza
Aqui, em um post da maquiadora Pat McGrath dá para ver bem o make da Prada enquanto o hair stylist Guido Palau segue fazendo fotos lindas de seus cabelos para os desfiles.
Fur Free
📣Today is the presentation of Prada’s new collection at Milan Fashion Week: Please send public replies to @Prada‘s Twitter posts, politely asking the brand to ban fur & PROTEST NOW ✍️ https://t.co/F5ePu28RRW #PradaFurFree #Prada #PradaSS19 #furfree pic.twitter.com/ZjQZO80KMC
— FOUR PAWS UK (@FourPawsUK) September 20, 2018
No dia do desfile, dezenas de organizações que protegem os animais se reuniram para fazer uma ação online. Elas tuitaram pedindo para que as pessoas enviassem mensagens educadamente para a Prada pedindo para que a marca parasse de uma vez de usar pele animal.