Bastaram quatro temporadas na semana de moda de Paris para a marca Vetements se tornar uma das principais representantes da cena jovem no circuito. O coletivo francês, que tem como líder Demna Gsvalia – que é também diretor artístico da Balenciaga – anunciou a publicação de um livro em parceria com a Idea Books, livraria baseada em Londres que garimpa revistas e livros antigos, publica e vende novos títulos. “Vetements” reúne em suas 304 páginas fotos de backstage, provas de roupa e o desfile da coleção de Verão 2016, apresentada em setembro do ano passado.
As imagens foram fotografadas exclusivamente por Pierre-Ange Carlotti e apenas 500 cópias do livro serão vendidas. O título chega no dia (23.01) na loja conceito Trading Museum que fica em Paris, e depois na Dover Street Market de Londres e Nova York. No site é possível reservar uma cópia do livro, por £45 (cerca R$ 260).
A Idea Books tem um ótimo Instagram, onde anuncia todas as suas novidades e tem feito bastante sucesso com um grupo de livros muito interessantes, bonitos e, muitas vezes, raros.
Outros fotógrafos, como Collier Schorr e Willy Vanderperre, também têm livros publicados pela Idea, assim como o designer russo Gosha Rubchinskiy, que lançou no ano passado um livro de fotos sobre a cultura jovem na Rússia, o “Youth Hotel”. Assim como a Vetements, o trabalho de Gosha tem agitado o streetwear, tendo como principal referência a realidade dos jovens nas grandes cidades.
Confira na galeria algumas fotos do livro “Vetements” e uma seleção de títulos interessantes que estão disponíveis para venda no site da Idea Books.