A figurinista Arianne Phillips, que trabalha com Madonna há mais de 10 anos, já havia divulgado há um mês em seu perfil no Instagram todos os nomes dos designers que irão colaborar com os figurinos para os shows de “Rebel Heart”, que marca o 13º álbum de estúdio da cantora, e cuja turnê começa nesta quarta (9/9). Agora saíram os croquis.
O estilista do momento, Alessandro Michele, da Gucci, está na lista, mostrando que Madonna e Arianne não deixam escapar nenhuma novidade. Também colaboram Alexander Wang, Fausto Puglisi, Jeremy Scott para Moschino (que ela usou no gala do Costume Institute), o libanês Nicolas Jerban, Miu Miu, Prada e Swarovski. Arianne irá supervisionar todo o figurino e também contribuir com alguns modelos.
As escolhas dizem muito sobre a necessidade de se manter jovem por parte de Madonna. No clipe de “B**ch I’m Madonna”, por exemplo, ela canta em meio a uma balada sexy no hotel Standart, em Nova York, lotada de gente jovem e bonita pronta para se divertir como se não houvesse amanhã, incluindo Katy Perry e Beyoncé. Se você não pode ser como elas, junte-se a elas. É o que Madonna faz para evitar qualquer tipo de comparação com cantoras tão famosas quanto ela: traz para perto. Afinal, quem iria dizer não? A própria Madonna se chama de rainha e se assume como um ícone o tempo inteiro, sempre reforçando para ela mesma que não há ninguém melhor.
Já com seus 56 anos e uma carreira longa e hiper bem sucedida, parece ser difícil descer do trono e entregar a coroa. Ainda mais nos dias de hoje, quando cada vez mais, as pessoas viram estrelas e desviram num piscar de olhos. Madonna construiu uma carreira sólida e duradoura, mas até quando ela vai conseguir se manter relevante nesse nível?
Por enquanto essa receita de se juntar ao que é percebido como jovem tem funcionado. Se antes ela convocava marcas mais tradicionais como Chanel, Givenchy, Lacroix, Dolce & Gabbana e Jean Paul Gaultier – esta certamente a colaboração mais marcante, quando ele já era famoso, mas ainda um jovem e enfant terrible estilista – agora ela está buscando no sangue novo da moda o pulso que vai construir uma nova imagem em torno dela. Isso talvez explique o fato de a Versace não estar presente na nova turnê, mesmo que Madonna tenha sido a estrela da campanha Verão 15.
Pode funcionar como pode não funcionar. Lacroix, Lagerfeld e Gaultier são ótimas pedidas se você quer roupas de impacto, quase fantasias, mas que dão um fogo especial ao show. Já Alexander Wang, Fausto Puglisi e Michele são ótimos para fazer roupas reais para uma geração antenada e fã de moda, porém visando as ruas. Como serão suas roupas de palco? Na galeria de fotos você tem uma ideia.
A turnê de Rebel Heart começa em Montreal e passa pela América do Norte, Europa, Ásia e Austrália.