A marca de lingerie Lonely, da Nova Zelândia, faz desde 2014 campanhas com peças da coleção para vários tipos de corpos femininos. Com o mantra “body positive”, a Lonely tem a intenção de repassar o recado feminista para frente seguindo a máxima: “for women who wear lingerie as a love letter to themselves” (para mulheres que usam lingerie como uma carta de amor para elas mesmas). A campanha de Verão 2016 celebra a diversidade e embarca numa viagem de duas amigas, Paloma Elsesser, pioneira na campanha “body positive”, e Arvida Byström, modelo e fotógrafa, pela Califórnia. As fotos foram clicadas por Mayan Toledano e Zara Mirkin.
No mesmo ano, a Lonely desenvolveu o projeto “Lonely Girls”, em que mulheres com padrões reais de beleza são fotografadas usando os produtos da marca. “Depois de trabalhar com moda por muito tempo você chega num ponto que não precisa mais de só um rosto bonito. Paloma e Arvida são modelos perfeitos para a mulher de hoje”, diz Mirkin em entrevista à “Dazed Digital”.
Outras marcas têm ganhado espaço com esse discurso de inclusão, respeitando a individualidade e a diversidade em vez de impor um padrão inviável para a maioria.
Em 2014, a Victoria’s Secret lançou no Reino Unido a campanha de seu sutiã “body”, usando modelos do padrão de seus desfiles sob o slogan “the perfect ‘body’”. Em reação, outra marca independente de lingerie, a Dear Kate, respondeu com uma campanha igual, só que com mulheres vestindo sutiã e calcinha com diferentes tipos de corpos. E o mesmo slogan. Nem é preciso dizer que a ação foi um sucesso.
Na galeria abaixo, veja as fotos da campanha da Lonely Lingerie.