MASP RENNER: Terceira temporada da exposição expande acervo de moda do museu
Duplas de artistas e designers se juntam para costurar reflexões sobre questões raciais, de gênero e classe
MASP RENNER: Terceira temporada da exposição expande acervo de moda do museu
Duplas de artistas e designers se juntam para costurar reflexões sobre questões raciais, de gênero e classe
Moda e arte se relacionam diretamente de diversas maneiras. Desde sua criação, o MASP, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, busca abranger todas as linguagens de arte –– inclusive a moda. Seguindo essa premissa, o museu acaba de apresentar suas criações da terceira temporada do programa MASP Renner, onde promove parceria entre duplas de artistas e estilistas para expandir seu acervo de moda desde 2018.
Apresentando 22 looks inéditos, a terceira temporada, que foi realizada entre 2021 e 2022, foi organizada pelo diretor artístico Adriano Pedrosa, a curadora-adjunta de moda Hanayrá Negreiros e o assistente curatorial do museu, Leandro Muniz.O mote desta edição é desenvolver debates sobre questões de identidade, sustentabilidade, o contraste entre a tradição e contemporaneidade, refletindo a diversidade cultural do acervo do museu e as diversas formas de abordar a linguagem da arte e da moda.
Com patrocínio das lojas Renner, nova estilistas e artistas foram convidados, sendo eles Aline Bispo e Flavia Aranha, Criola e Luiz Claudio Silva, Edgard de Souza e Jum Nakao, Larissa de Souza e Diego Gama, Lidia Lisbôa e Fernanda Yamamoto, No Martins e Angela Brito, Panmela Castro e Walério Araújo, Randolpho Lamonier e Vicenta Perrotta e Valdirlei Dias Nunes e Vitorino Campo
“Para a Lojas Renner, unir cultura, tendência e sustentabilidade é fundamental para estabelecer conexões com diferentes públicos, em linha com a cumplicidade e o encantamento que são a essência da nossa marca”, contextualiza a diretora de marketing da Renner, Maria Cristina Merçon.
Desde a incorporação do acervo de moda ao MASP em 1972, o museu é considerado um dos principais expositores de curadoria de moda do país, reunindo em seu arquivo coleções desenvolvidas pela Rhodia na década de 1960.
Neste ano, o projeto lançará um documentário que apresentará o processo de produção dos looks desta temporada, bem como pílulas de conteúdos para as redes sociais para aguçar a curiosidade do público.