FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Meia-estação: foco no consumidor, mas agora com tratamento de luxo
    Meia-estação: foco no consumidor, mas agora com tratamento de luxo
    POR Redação

    “Não é mais só uma camiseta. Uma camiseta deve ter muito mais significado. Tem que ter um drapeado, um caimento natural, um diferencial. Uma calça não é só uma calça, deve haver o detalhe em camurça, a qualidade no toque, as lavagens no tecido”. As frases acima vêm da estilista Donna Karan sobre algumas peças de sua mais recente coleção: o pre-fall 2011.

    Já falamos aqui sobre a crescente importância e relevância das coleções de meia-estação. São essas as peças que ficam mais tempo na loja e, por consequência, as que rendem mais lucros para as empresas. Contudo, conforme mídia e consumidores passam a se debruçar cada vez mais sobre esses produtos, surge a necessidade de um tratamento diferenciado.

    “O nome continua, mas o tratamento é completamente diferente”, disse John Galliano em entrevista ao “WWD”. “A todos os jornalistas na sala: vocês precisam arrumar uma nova palavra. ‘Pre’, de ‘pre-fall’, é nojento”, disse Michael Kors momentos antes de apresentar sua coleção. Brincadeiras à parte, o fato é que o conceito ganhou proporções maiores que suas nomenclaturas. Some a isso uma nova postura do consumidor cada vez em busca de peças com algum significado, ou valor que se relacione com sua vida.

    Não fica difícil entender, então, porque Karl Lagerfeld acionou os ateliês de alta-costura que a Chanel possui para a coleção Metier D’Art da maison. Ou porque Donna Karan abriu seu desfile com uma espécie de linha especial, com roupas para o dia-a-dia, com mais lifestyle. Muito menos porque Jason Wu, apenas em sua segunda coleção de pre-fall, dobrou o tamanho do acervo e atraiu um considerável número de celebridades para sua apresentação, ou porque Christopher Bailey deu acabamentos luxuosos para seus casacos e vestidos na Burberry.

    burberry_02Pre-fall 2011 da Burberry por Christopher Bailey: foco no consumidor, mas desta vez com tratamento de luxo nas roupas ©Divulgação

    Ainda focadas nas vontades do consumidor, as coleções de pre-fall e resort vêm, a cada temporada, ganhando requintes dignos das apresentações de prêt-à-porter. Ponto para quem vai comprar.

    Perdeu alguma coisa dessa temporada de pre-fall? Então se liga na lista dos melhores desfiles que rolaram até agora:

    Burberry

    Calvin Klein

    Chanel

    Diane Von Furstenberg

    Jason Wu

    Pringle of Scotland

    Rag & Bone

    Reed Krakoff

    Zac Posen

    + Veja mais desfiles de pre-fall 2011

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW