via @SergioAmaral
De volta ao Fashion Rio e cheia de novidades, a Melissa lança nesta temporada de moda o projeto Melissa Academy, que pretende incentivar a criação em plástico por meio de workshops e oficinas em parceria com universidades e estudantes de design.
O espaço da Melissa, na entrada do Pier, onde acontece o Fashion Rio ©Sergio Amaral/FFW
E o start foi com o pé direito. A primeira edição do projeto que rolou na renomada Head Gèneve (Escola Superior de Arte e Design de Genebra) já rende frutos: dos 24 designers participantes, 3 estudantes foram selecionadas para ter seus modelos produzidos e comercializados pela marca.
O desafio proposto aos alunos era criar um “walking object”, um “body accessory”. Vieram 1.001 pirações e o vídeo exibido no espaço da marca, em frente à entrada principal do Fashion Rio, mostra várias delas _pés pintados, plástico queimando, gente pulando, andando descalça, muitos desenhos e estudos anatômicos.
A Melissa Academy Duck + Head Gèneve, criação de Julie Simon ©Sergio Amaral/FFW
Das salas de aula na universidade de Genebra para as máquinas injetoras de Melissa saíram projetos ultra originais, como os das francesas Julie Simon, 26, que colocou um patinho de borracha no salto de seu modelo, e Morgane Ribeyrolles, 24, que desenvolveu um modelo customizável, que pode ganhar volume e mudar de proporções de acordo com a vontade (e a criatividade) de quem o veste. “Tomei como ponto de partida a bandeira do Brasil e suas estrelas, transformando-as em círculos que você pode interligar, brincando com a forma do calçado”, explica Morgane.
A Melissa Academy Metamosphose + Head Gèneve, criada por Morgane Ribeyrolles ©Sergio Amaral/FFW
A suíça Marine Stampfli, 26, também foi nesse caminho mutante, criando uma espécie de quebra-cabeças com flores de plástico. “Melissa para mim é diversão, prazer. Flores e quebra-cabeças são coisas com que eu adorava brincar na infância”, comenta.
A Melissa Academy Eclosion + Head Gèneve, de Marine Stampfli ©Sergio Amaral/FFW
As três peças estarão à venda a partir de abril na Galeria Melissa e no site melissa.com.br, em tiragem limitada de mil pares no total. Depois da incursão pela Head Gèneve, a Melissa Academy baixa ainda este ano no Senai (RJ), na Esdi (RJ) e na Unisinos (RS).