Desfile Jil Sander durante a semana de moda masculina de Milão, Primavera/Verão 2013, que marca o regresso da designer a sua marca homônima ©ImaxTREE
A Camera della Moda revelou esta terça-feira (07.08) o calendário provisório para a semana de moda feminina da temporada Primavera/Verão 2013. A agenda vai de 19 a 25 de setembro, mas só nos primeiros cinco dias estão concentrados 60 dos 70 nomes “made in Italy” a desfilar. E o nome de Jil Sander não faz parte dessa lista.
“A culpa é toda do medo, não justificado, das casas de moda: elas temem que a imprensa e os compradores vão para Paris [com início no dia 25 de setembro] antes do término da semana de moda italiana”, explica ao diário italiano “La Repubblica” o presidente da Camera della Moda, Mario Boselli. O presidente fala também de um “calendário com estilistas prestigiados”, mas não esconde a sua preocupação na concentração de desfiles nos cinco primeiros dias de evento, e reconhece as suas consequências: a Jil Sander não encontrou um horário ideal e optou por apresentar a sua coleção em dois desfiles fora do calendário (mas também nos primeiros cinco dias de evento). “Fico triste de não ter a Jil Sander no calendário”, acrescentou Boselli: “Somos amigos há muito tempo e agora que a rainha do minimalismo voltou a desenhar para a marca que carrega o seu nome, teria muito prazer em tê-la conosco”.
Boselli faz ainda um apelo ao mundo da moda, principalmente aos jovens, que muitas vezes escolhem desfilar à noite: “Os últimos dois dias serão uma verdadeira oportunidade, e o calendário pode sempre modificar-se”. Segundo o “La Repubblica”, entre os grandes nomes que desfilavam no último dia, estava Giorgio Armani, que excepcionalmente nesta edição antecipou a sua apresentação, pois será seguida de uma inauguração da exposição dos acessórios da sua marca.