A temporada de Outono 2001 marcou o retorno de Raf Simons à moda depois de um ano sabático. O desfile, que tivesse sido mostrado hoje, ainda seria atual, na época chegou a ser criticado com seus modelos “radicais urbanos” com os rostos cobertos por lenços ou por roupas oversized. “Num mercado de pulgas em Viena, vi jovens irmãs da Ucrânia ou da Romênia, que simplesmente colocavam camada por camada e, assim, criavam seus próprios volumes por causa do frio”, disse Simons ao jornal suíço Neue Zürcher Zeitung na época.
Chamada Riot! Riot! Riot!, essa foi uma das coleções de Raf que mudou os cursos da moda, com sua “marginalização” da alfaiataria, falando direto com os jovens da época com suas roupas em camadas e sobreposições. Já naquele tempo, Raf pregava nas roupas imagens de shows do Sonic Youth e Joy Division e pôsteres do filme Christiane F., hábito que ele repete até os dias de hoje, mas com outras referências. Algumas dessas peças foram, anos mais tarde, usadas por Kanye West.
Realizado, como muitos outros shows de Simons, em um armazém industrial com andaimes, foi relegado em grande parte simplesmente à memória daqueles que tiveram a sorte de estar lá em em 2001. Mas agora, o perfil @yourfashionarchive disponibilizou a apresentação completa no Youtube, até então inédita em video. Desfrutem!