Uma das imagens mais conhecidas da Vetements é da modelo Angie Sherbourne sentada com os braços apoiados nos joelhos e sua língua vermelha para fora. A foto foi tirada por Oliver Hadlee Pearch em 2014 quando ela tinha 19 anos. Na época, Angie ganhou US$ 1.000 pela job sob o combinado de que ela seria usada apenas no lookbook de estreia da marca.
Cinco anos mais tarde e essa foto ainda está sendo usada pela Vetements, seja em posters enormes em multimarcas ao redor do mundo, seja até mesmo na foto de perfil da grife no Instagram.
A Vetements, que nasceu na periferia de Paris, hoje é uma das marca mais hypadas do mercado e usada por estrelas pop como Kanye West, Selena Gomez, Rihanna e Beyonce. Seu fundador, Demna Gvasalia, também é diretor criativo na Balenciaga.
Segundo a modelo contou ao site The Fashion Law, nunca nenhum contrato foi assinado – aquele era seu primeiro trabalho como modelo e ela ainda não conhecia seus direitos. Porém, ficou verbalmente acordado que o uso da imagem seria restrito ao lookbook de uma temporada específica. E o que ocorreu foi que a a foto virou parte de uma longa campanha global da marca.
Angie descobriu por acaso, após ter visto sua foto na vitrine da loja da Opening Ceremony um ano mais tarde. Ela estava em uma nova agência e, em uma rápida pesquisa, seu booker viu que os mesmos posters decoravam, multimarcas ao redor do mundo. “Entrei em contato com a Vetements para pedir uma proposta financeira pelo o uso dessa foto”, diz a booker de Sherbourne ao TFL. “Depois que muitos e-mails não foram respondidos, liguei para o escritório deles na Suíça, onde alguém me disse que não tinham intenção de pagar Angie porque ela era ‘amiga’ da casa e que, como nenhum contrato foi assinado, eles podem usar a foto pelo tempo que quiserem”.
Angie conta que Demna Gvasalia ligou para ela em 2015, logo após o primeiro contato da agência, e falou que eles eram pobres, não poderiam pagar o que a agência estava pedindo e que se ela continuasse a insistir, não chamaria ela para trabalhar de novo. A modelo conta tudo no post de Instagram abaixo.
Como não há contrato e a negociação não foi feita pela nova agência da modelo, parece que não há muito o que possa ser feito legalmente. Porém o The Fashion Law vê uma brecha nesse caso. “Sherborne pode argumentar que, aceitando US$ 1.000 e posando para a foto com a premissa de que a Vetements usaria a imagem apenas para um lookbook de temporada única e não como parte de uma campanha maior, ela entrou em um contrato verbal com a marca sob a lei francesa (o que quase certamente regeria a transação, como é onde o contrato foi criado) quanto ao escopo de uso de sua imagem”.
Segundo o site, na França, “tudo o que é necessário para criar um contrato é a oferta de boa-fé e aceitação pela qual as partes concordam em estar vinculadas. Geralmente, os contratos não precisam ser feitos por escrito. Em outras palavras, os contratos orais são, na maior parte, considerados válidos e obrigatórios de acordo com o Código Civil Francês”.
Há, portanto, uma chance de que ela possa processar a Vetements e pedir indenização, incluindo qualquer enriquecimento que a marca ganhou como resultado do uso supostamente não autorizado.
A modelo não sinalizou a possibilidade de iniciar um litígio e a Vetements ainda não se pronunciou.