Uma das imagens da nova campanha da Diesel ©Reprodução
Nicola Formichetti sempre usou a rua, a internet e as redes sociais para fazer casting para as marcas para as quais trabalha. Esse costume viveu seu ápice quando ele descobriu, via Facebook, Rick Genest, o Zombie Boy, e o escalou para ser a estrela da linha masculina da Mugler.
Agora como diretor criativo da Diesel, uma marca jovem e conectada, Nicola pode potencializar essa ideia, engajando cada vez mais gente a seguir a grife.
E é isso o que tem feito. Em sua primeira campanha, a Diesel Reboot, ele fez uma ação via Tumblr, de onde tirou grande parte do casting de modelos não convencionais e de vários perfis estéticos.
A ideia segue com o novo anúncio da marca, que será lançado nas edições de março da “Vogue” americana e da “Interview” e, posteriormente, nas outras publicações.
Nicola selecionou 23 pessoas, “modern-day rebels”, que têm no denim seu ponto em comum. “Essa campanha tem a ver com o grupo, a gangue, a tribo, a comunidade”, disse Nicola ao “WWD”. “Essas pessoas chegaram até a gente de diferentes maneiras, mas elas estão conectadas visualmente, fisicamente, mentalmente e o jeans é o que une todas elas”. Inclusive, o tema do trabalho é justamente “we are connected”.
Entre as estrelas do casting e um dos poucos nomes divulgados, está a blogueira americana Jillian Mercado, que é cadeirante. “Não é fácil para ela se movimentar, mas ela é muito corajosa e tem sido uma grande inspiração para mim. Você não precisa ser um tipo convencional para representar uma marca”, diz Formichetti.
Jillian foi fotografada ao lado do artista James Astronaut em Nova York pela dupla Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, que também assinou a campanha anterior. Ao todo, os “modelos” representam 12 países e muitas belezas diferentes.
A primeira coleção da Diesel inteiramente criada por Nicola será apresentada em Veneza, no dia 3 de abril, no HQ da marca.