O estilista Riccardo Tisci com uma camiseta que mostra o logo de sua linha com a Nike ©Reprodução
Riccardo Tisci, diretor criativo da Givenchy, é, ao mesmo tempo, fã e ícone da cultura sportswear.
Rappers, artistas e celebridades aguardam sempre ansiosamente por suas coleções, especialmente os tênis e as camisetas, que deixam as barreiras entre esporte, rua e moda cada vez mais próximas. Leia aqui artigo sobre a ligação entre Givenchy e as estrelas de hip-hop
Pois agora, naturalmente, ele está à frente de uma colaboração mundial com a Nike. Tisci foi convidado para criar uma linha para a marca, que leva o nome de NIKE RT e chega às lojas a partir de março.
Não há mais informações sobre os produtos, mas os tênis devem ser o carro-chefe da parceria. “Já que eu não poderia oferecer tecnologia à Nike, emprestei meu estilo, que é o que as pessoas gostam em mim e a razão pela qual a geração jovem me segue”, contou o estilista ao site style.com.
Há 16 anos Tisci usa o mesmo modelo de Nike, uma marca que ele diz fazer parte de sua infância. “Quando eles me ligaram, pareceu perfeito, tem a ver com meu DNA. É uma grande honra pra mim”, diz. “Para mim, Nike representa minha infância. Na Europa, os Estados Unidos remetiam a McDonald’s, Marlboro e Nike; para uma criança são nomes muito fortes.”
Ian Ginoza, diretor global de calçados da Nike, retorna o elogio: “Ficamos impressionados com sua visão. Eu, pessoalmente, uso as camisetas que ele faz.”
Sobre a coleção, Tisci apenas provoca: “É forte sem ser extravagante.”
A Nike já fez parceria com nomes como o designer Mark Newsom, o artista americano Tom Sachs e com Kanye West, mas dificilmente colabora com estilistas. Nos outros casos, as linhas foram bem limitadas, o que aumentou ainda mais o buzz em torno dos lançamentos. Ninguém duvida de que essa colaboração com Tisci será bem sucedida.