No mundo dos infinitos filtros, Pamela Anderson celebra a realidade
Por que o fato de optar por não usar maquiagem parece tão contra as regras?
No mundo dos infinitos filtros, Pamela Anderson celebra a realidade
Por que o fato de optar por não usar maquiagem parece tão contra as regras?
Pamela Anderson, ícone do entretenimento dos anos 1990-2000, viralizou de novo nas redes. Desta vez, simplesmente pelo fato dela ter circulado pelos desfiles da semana de moda de Paris sem usar maquiagem. A atriz revelou que um dos motivos pelos quais parou de usar maquiagem foi a morte precoce de sua maquiadora, Alexis Vogel, devido a um câncer de mama em 2019. Elas se conheceram em 1993, em uma sessão de fotos para a revista Playboy. A maquiadora foi a responsável pelos olhos esfumados característicos de Anderson.
Três décadas depois, em pleno 2023, Pamela voltou a chocar justamente por surgir de cara completamente lavada. Ironicamente, pareceu uma novidade mostrar que rostos com mais de 50 anos possuem rugas e outros sinais do tempo. Em entrevista recente à Vogue francesa, ela disse: “Foi uma sensação de alívio, de liberdade. Minha mãe sempre disse que chegaria um ponto em que eu não ia querer mais usar maquiagem e ela estava certa! Às vezes nós temos que desafiar a beleza. Se todos só ficarmos perseguindo esse ideal de juventude ou o que está nas capas das revistas, sinto que todos vamos nos decepcionar e até ficar um pouco tristes”.
Ela ainda falou sobre a responsabilidade de influenciar positivamente as pessoas que a acompanham. “Sinto que como mulher, e principalmente como uma mulher da minha idade que está nos holofotes, eu tenho que ser modelo para outras, nas mais diversas decisões. Então estou simplesmente sendo eu mesma e é o mais feliz que já estive na minha própria pele”.
É curioso como, algo que deveria ser tratado como normal, em tempos de excesso, representa quase um ato de bravura. Num mundo que ensina que mulheres devem se esconder atrás de filtros pela maior parte de suas vidas, mostrar isso sem medo é, não só importante, como necessário. Pamela parece provar o óbvio ao mostrar que envelhecer faz parte da jornada, mas até mesmo as coisas óbvias precisam ser relembradas.
Com a exposição cada vez mais crescente de todas as esferas da vida privada, se torna quase impossível aparecer exatamente como desejamos em todo o tempo. Com isso, são milhares as opções de filtros disponíveis para dar uma disfarçada naquela olheira, espinha ou marca de expressão. Não é exagero dizer que milhões de pessoas no mundo tornaram-se reféns de um padrão inalcançável.
E isso ainda piora quando falamos de pessoas mais velhas, especialmente mulheres. O etarismo é o preconceito que vem por conta da idade e atinge de forma muito mais agressiva, como em diversos outros exemplos, o público feminino. Assim, pelo simples fato de não usar maquiagem em um evento onde todos são tão preocupados com aparência, Pamela Anderson passa uma mensagem importante: padrões precisam ser desafiados. E a recompensa é a liberdade.