Por Elis Martini, em colaboração para o FFW
Paulo Borges e Marta Suplicy no SPFW Verão 2014/15 ©Agência Fotosite
A ministra da Cultura Marta Suplicy conferiu o desfile da Animale nesta segunda-feira (31.03), no SPFW, e ficou impressionada com o trabalho da grife comandada por Priscilla Darolt. “Percebi a pesquisa de materiais brasileiros, muito bem confeccionados. Não vi cópia, vi uma criação com matérias nacionais e um trabalho sensacional. É isso que queremos”, afirmou a ministra.
A polêmica inclusão de projetos de moda na Lei Rouanet no final do ano passado foi uma iniciativa de Marta. “No início foi um susto, as pessoas não entenderam, mas foi uma mudança importante”, explicou. Os estilistas Alexandre Herchcovitch, Pedro Lourenço e Ronaldo Fraga já tiveram projetos aprovados para captação de recursos para desfiles no exterior que ultrapassam a soma de dois milhões de reais cada um.
Outra ação do governo para promover internacionalmente a moda brasileira será realizada na Copa do Mundo. Nas tendas das Fan Fests, espaços de eventos montados pela FIFA nas cidades que sediam os jogos, haverá stands com artesanatos e roupas que serão selecionados por meio de um edital.
“Estamos buscando artesanias do Brasil inteiro, os editais estão na praça até o dia 6 de abril. Vamos fazer inclusive uma itinerância dos produtos, o que for fabricado em Minas poderá ser vendido em Manaus e vice-versa, para servir de vitrine não só para os estrangeiros, mas também para nós mesmos. Teremos peças de arte, de couro, de roupa, de todo o tipo”, explica.
A clutch colorida feita com tiras de couro trançadas que foi dada aos convidados do desfile da Animale encantou a ministra. “É o tipo de peça que eu gostaria que estivesse à venda nos stands de artesanato. É super bem confeccionada, brasileiríssima e de muito bom gosto”.