A New York Fashion Week, organizada pela IMG e pelo CFDA confirmou a realização da edição de verão 2021 em setembro com desfiles presenciais e transmissão ao vivo. A organização da semana recebeu autorização do estado de Nova York para a realização de eventos com público limitado à 50 pessoas e liberou o Spring Studios, que tem sido sede de vários desfiles nas temporadas anteriores sob uma serie de regras de segurança.
“Há um ecossistema que precisa ser abastecido”, disse a designer Rebecca Minkoff ao Business of Fashion. “Não se trata apenas de uma semana da moda, é sobre voltarmos à criatividade, voltar ao trabalho.” A marca normalmente faz desfiles no modelo See Now Buy Now para 800 convidados terá que reduzir drasticamente o volume de convites.
Rebecca é uma das poucas designers que confirmaram desfiles presenciais até o momento. O que se sabe é que os grandes nomes, que sustentam a atenção mundial pela NYFW como Marc Jacobs, Ralph Lauren, Pyer Moss, Michael Kors, Oscar de la Renta, Proenza Schouler e os novos darlings da cena americana como Telfar, Brandon Maxwell, The Row, Vaquera, Christopher John Rogers não farão parte do calendário e não farão desfiles, pelo menos neste momento.
Além dela, outros nomes confirmados pela IMG, empresa que organiza o evento NYFW: The Shows, estão Christian Siriano e Jason Wu que serão patrocinados pela rede de artigos de decoração Lowe’s e farão desfiles.
Tudo será transmitido ao vivo e poderá ser comprado pelo Instagram. O CFDA também anunciou a plataforma online Runway360 que hospedará o conteúdo das marcas que optarem por eventos digitais. Mas o desafio aqui é garantir a atenção das pessoas. A London Fashion Week de junho, a primeira a migrar para o digital, teve apenas 1/3 do engajamento e repercussão das edições presenciais.
O cenário da semana norte americana é agravado pela situação já fragilizada e pré-pandemia da NYFW que vinha tendo menos e menos presença de imprensa, cobertura e repercussão quando comparada com as fashion weeks de Milão e Paris, sendo alvo de duras críticas por parte de editores importantes que questionam sua relevância internacional. Soma-se a isso a falência de diversas lojas que eram importantes compradores dos designers americanos como Barneys e Neiman Marcus.
Os eventos acontecerão entre os dias 13 e 17 de setembro e serão transmitidos pelo site da NYFW e no Runway360.