Este conteúdo é parte da serie de entrevistas “O Estado da Moda, 6 Meses Depois”. Durante o mês de setembro vamos conversar com os personagens da moda brasileira (diretores criativos, estilistas, criadores de imagem, empresários) para entender a visão de cada um sobre o momento atual e sobre o futuro da moda, seu passado recente e o que funciona e o que não funciona mais. Que essas conversas possam apontar caminhos.
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Nicole Heiniger começou sua carreira como fotógrafa em 2009. Por um bom tempo ela foi a única fotógrafa de moda mulher num mercado dominado por homens. Desde então ela realizou trabalhos importantes como campanhas para as marcas Tufi Duek, C&A, Vivara e para as principais publicações de moda, se tornando um dos nomes mais requisitados da moda e publicidade.
Quando a pandemia começou…
…as minhas atividades estavam normais, com momentos de muito trabalho e outros mais calmos, em função das temporadas das campanhas de moda.
O que mudou nesses 6 meses
Ainda não sinto que houve uma retomada oficial das minhas atividades, aos poucos estão surgindo pequenos trabalhos, com muito menos recursos e com equipes reduzidas. As marcas têm muito menos dinheiro para investir em produções grandes, todos estão buscando alternativas mais simples para resolver as demandas comerciais e não necessariamente criar uma imagem de marca.
Sobre pensar em desistir ou mudar completamente tudo
Não penso em mudar de carreira, mas sim estou repensando o direcionamento do meu trabalho e muitos outros valores.
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Sobre os impactos das questões socioambientais e sócioculturais mais urgentes
Surgiram muitas discussões importantes durante a pandemia, muito relevantes neste momento que estamos todos repensando nossos valores e nossa ética de trabalho. Está sendo um grande aprendizado pra mim, hoje estou mais atenta, prestando mais atenção nos pequenos detalhes de todo o processo de criação e formação de equipes.
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“Espero que toda criação seja mais consciente. Espero ver imagens que me façam parar e refletir por mais de um segundo.”
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Sobre os planos de curto prazo
Tenho feito um trabalho mais autoral e percebo que desta forma estou me conectando mais com a minha própria identidade. Pela falta de recursos, me sinto mais espontânea e criativa, menos presa aos padrões e demandas do mercado. Estou desenvolvendo alguns projetos pessoais, pela primeira vez pude parar e olhar para dentro.
Como você vê futuro da criação de moda?
O mundo vai sofrer muitas transformações, espero. Espero que seja mais sobre qualidade do que quantidade, sobre sustentabilidade e inclusão. Espero que toda criação seja mais consciente. Espero ver imagens que me façam parar e refletir por mais de um segundo.
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@nheiniger