A estilista Andrea Viera Newton acerta detalhes do desfile Verão 2015 da Pat Pat’s com o stylist Felipe Veloso ©Sergio Caddah/Agência Fotosite
Para Andrea Viera Newton, estilista da Pat Pat’s, a mudança no calendário das semanas de moda fez uma grande diferença em sua vida. Pela primeira vez desde que ela e sua mãe, a estilista Patricia Viera, criaram a marca, em 2011, a dupla pode aproveitar e viajar para fora do país no réveillon – antes os desfiles aconteciam no início do ano, o que a impedia de ficar fora por muitos dias. Andrea aproveitou ao máximo a viagem, usada também como ponto de partida da coleção.
“Com a mudança no calendário, eu só queria aproveitar, fugir de São Paulo. Fui passar o ano novo em Los Angeles, e a Harley [Viera Newton, sua prima] estava lá. Assim como a minha mãe tem mulheres que a inspiram, como a Andrea e a Alice [Dellal, respectivamente tia e prima de Andrea], eu também me inspiro em algumas mulheres da nossa família, e uma delas é a Harley. E aí eu estava na casa da minha inspiração, no quarto dela, no carro, no restaurante… Depois fui para Tulum [México], e as mulheres lá são que nem a Harley, essa mulher mais natural. Depois fui pro Rio e era essa mesma vibração. Fiz uma grande viagem, quase cinco réveillons em um só, e acabei em Punta Del Leste [Uruguai], e lá estava essa mesma menina, de pé no chão, cabelo solto, que aplaude o pôr do sol. Então, nessa coleção, eu queria tudo muito leve, para essa menina, queria que tudo tivesse cara de verão, muito colorido. Como a gente também tem muita referência de rock’n’roll e eu sou muito urbana, fizemos algumas peças holográficas e brilhantes, como o reflexo do sol manchando o mar.”
Conjunto em couro estampado e tangerina da coleção Verão 2015 da Pat Pat’s ©Zé Takahashi/Agência Fotosite
Várias peças levam aplicações de resina em formatos divertidos, como bocas e sol, feitos por Leo Neves, também responsável pelas tiaras. A coleção é bastante colorida, mas também tem pontos mais calmos, como branco e tons pastel de rosa. Na ausência total de preto, Andrea abriu espaço para o azul marinho, inspirada pela cor do céu logo após o pôr do sol. A coleção é toda em couro, com algumas peças de renda em prata, ornadas com pedrarias (segundo Andrea, “essa menina também quer glamour”). Uma das novidades do trabalho de Patricia Viera pode ser visto na jaqueta de couro com estampa de onça recoberta com foil, que confere brilho, e com a textura blob.
Blusa em couro holográfico e calça em renda com pedrarias ©Zé Takahashi/Agência Fotosite