O reinado absoluto do jeans no Inverno 24/25
No que depender das marcas e designers internacionais, o tecido mais pop da moda será onipresente na próxima estação.
O reinado absoluto do jeans no Inverno 24/25
No que depender das marcas e designers internacionais, o tecido mais pop da moda será onipresente na próxima estação.
Por Augusto Mariotti e Vinicius Alencar
Pode soar talvez anacrônico ou descabido dizer que o jeans está na moda. O material mais visto nas ruas e usado diariamente por 9 entre 10 pessoas tem vida própria e segue à prova do tempo mesmo tendo mais de 200 anos de existência. No entanto, quando ele surge em praticamente todas as passarelas a escolha não parece ser banal.
O denim simboliza não apenas casualidade como imprime vida real, rotina, trivialidade e, principalmente, normalidade. Roupa de verdade para ser usada à exaustão, afinal quem tem mais resistência do que ele? Em tempos marcados por sazonalidade e impermanência, curioso observar como as marcas e designers interpretam algo que reflete justamente a atemporalidade e a durabilidade. Não nos esqueçamos que até pouco tempo atrás o quiet luxury era uma obsessão, então transformar o mais pop dos materiais e elevá-lo a peso de luxo ilustra bem como a roda gira na alta moda.
Se antes o jeans apareceu combinando apenas camisa e calça, agora ele surge atualizado com mais camadas ou, pelo menos, uma terceira peça. Na mais recente temporada de desfiles para o outono/inverno 24/25, ele foi onipresente. Na Prada e Ami, ganha um ar corporativo, enquanto Dries Van Noten o usa como base para trench-coat e a Dior em versão safári com bolsos frontais e versão acinturada. A moda de um item que, como sabemos, não sai de moda. Na galeria, reunimos outros exemplos interessantes desfilados na entre Milão e Paris e que provam que o jeans vai reinar absoluto.
Veja abaixo como o jeans apareceu: