Imagem do vídeo “Secret Garden – Versailles”, da Dior ©Reprodução
Poderosas ferramentas de comunicação, os vídeos já se tornaram essenciais à publicidade de moda. Com o inigualável potencial de transmitir desejo ao espectador, as “imagens em movimento” unem beleza, emoção e música. Confira abaixo algumas novidades desse universo.
“A THERAPY”, DIRIGIDO POR ROMAN POLANSKI PARA A PRADA:
Durante a 65ª edição do festival de Cannes (16-27 de maio), a Prada lançou seu mais novo filme, “A Therapy”. Como se a exibição do curta-metragem durante o evento já não demonstrasse suficientemente o poder da marca italiana, basta apenas dizer que a produção de pouco mais de três minutos é dirigida pelo franco-polonês Roman Polanski e protagonizada por Sir Ben Kingsley e Helena Bonham Carter.
Apesar de tratar-se de um curta-metragem criado exclusivamente para uma marca de moda, Polanski manteve a linguagem habitual de seus filmes e, além de dirigir, escreveu, em parceria com Ronald Harwood, o roteiro da produção. Sob o slogan “Prada suits everyone”, o vídeo apresenta Helena como uma mulher que vai a uma sessão com seu terapeuta vestindo apenas Prada – o casaco da paciente, no entanto, parece ser mais fascinante que seus problemas, ao menos aos olhos do psicólogo vivido por Kingsley.
“SECRET GARDEN – VERSAILLES”, DIRIGIDO POR INEZ & VINOODH PARA A DIOR:
Ao som de “Enjoy the Silence”, da banda inglesa Depeche Mode, as modelos Daria Strokous, Melissa Stasiuk e Xiao Wen Ju aparecem nas centenárias – e majestosas – instalações e jardins da Galeria dos Espelhos, localizada no Palácio de Versalhes, na França. A direção do curta-metragem é da dupla de fotógrafos Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin. O vídeo é grandioso, como a própria história da maison fundada por Christian Dior no final de 1946.
“SHE’S ELECTRIC”, DIRIGIDO POR SANTIAGO E MAURICIO SIERRA:
A partir da fusão da estética maximalista dos anos 1980 aos elementos típicos dos animes e videogames atari, os irmãos Santiago e Mauricio Sierra desenvolveram o curta-metragem “She’s Electric”. Para o filme, a maquiadora Romy Soleimani transformou a modelo Alana Zimmer em uma perfeita heroína futurista, bem à la “Blade Runner”. “O que nós fazemos não é filme; são imagens em movimento. É a nova fotografia”, explicou Santiago ao site “Nowness”.
“A SHORT FILM”, DIRIGIDO POR DEBORAH TURBEVILLE PARA A JOE FRESH:
A convite da Joe Fresh, rede varejista canadense, Deborah Turbeville desenvolveu um curta-metragem que lembra sua fotografia mais icônica, a “Bathhouse”, de 1975. No prólogo do filme, a marca informa que deu liberdade total para que a americana apresentasse sua visão da coleção, podendo escolher o conceito, as modelos e até a locação do projeto.
Além de Turbeville, que filmou o curta-metragem no México, a Joe Fresh contou também com Ellen von Unwerth e Sue de Beer (os vídeos de ambas podem ser vistos no YouTube da marca).
“DOLCES RELIQUIAS”, POR MARIA ROMERO:
O curta-metragem “Dulce de Reliquias” foi resultado do trabalho de graduação de Maria Romero na Academia de Artes de São Francisco. O filme foi inspirado nos doces mexicanos tradicionalmente servidos no Natal, em uma estética etérea e até certo ponto fantasmagórica. O sucesso do projeto foi tanto que Sarah Burton, diretora criativa da Alexander McQueen, ofereceu a Romero um estágio na marca.
“SPECTRUM”, DO FLORENCE + THE MACHINE, DIRIGIDO POR DAVID LACHAPELLE E JOHN BYRNE:
Não é exatamente um vídeo de moda, mas o novo clipe da banda inglesa Florence + the Machine, “Spectrum”, foi dirigido pelo fotógrafo David LaChapelle, em parceria com John Byrne. Com o visual sempre instigante, a cantora aparece cercada por bailarinos, cristais e muitos outros elementos que compõe a estética quase kitsch da produção.