Não acredite em tudo o que dizem: o fechamento de algumas lojas Celine ao redor do mundo não indicam maus negócios. Muito pelo contrário. Embalada por um repentino salto nas vendas, a marca francesa dá início a um processo de expansão e reestruturação que tem tudo a ver com a direção criativa de Phoebe Philo (ex-Chloé).
A primeira coleção da estilista para Celine (Alto Verão 2010) se tornou um grande sucesso comercial. Alguns dos casacos simplesmente esgotaram nos principais pontos de venda da marca.
Segundo Marco Gobbetti, CEO da grife que pertence ao grupo LVMH, “o volume do número de vendas teve um salto impressionante em todas as regiões onde a grife tem representação, sendo que foi os EUA o maior responsável por tal sucesso”. Para ele, “a visão de mulher de Phoebe é perfeitamente moldada para a consumidora americana”. E se levarmos em conta o sucesso da sua coleção para o Verão 2010 – focada na praticidade e simplicidade do sportswear – esse entendimento do público-alvo por parte da estilista fica ainda mais evidente.
Aproveitando os ótimos sinais de crescimento, a grife dispara uma série de processos de reestruturação em seus produtos e rede de lojas. Até janeiro de 2010, todas as peças e acessórios de coleções antigas serão retiradas de circulação. Em paralelo, algumas lojas da grife já estão sendo fechadas para o lançamento de um novo conceito de boutique a ser revelado primeiro na flagship da marca na Avenue Montaigne, em Paris.
Novas lojas serão inauguradas em Macau e Xangai (na China), além de pontos de venda nas lojas de departamento Hankyu, em Osaka; Harvey Nichols e Selfridges, em Londres; e Printemps, em Paris.