Em janeiro de 2010, a Hermès anunciou sua presença majoritária numa nova empresa chinesa, e dizia em release que a ação “reafirma o compromisso e a paixão da Hermès no reconhecimento e promoção de habilidades locais e talentos criativos do mundo todo”. Em 17 de setembro, a Shang Xia abriu suas portas em Hong Kong. Mas o que é, exatamente, essa compania, além de uma expansão no mercado de luxo mais importante do mundo?
A Shang Xia é uma subsidiária do grupo Hermès International, e sua equipe é autônoma e liderada por chineses. Ao “WWD”, Jiang Qiong Er, a diretora artística que comanda 30 outros designers, resumiu a filosofia da marca: “Atemporalidade, simplicidade, leveza e funcionalidade”, um take da filosofia de opostos chinesa, o ying e yang.
Os produtos, cujos preços variam entre US$ 26 por um lenço e US$ 5.185 por uma joia, são diversos: roupas, acessórios, móveis e até uma impecável porcelana _tudo feito com os materiais e a mão-de-obra mais qualificados disponíveis na vastidão da China, e inspirados pela tradição nacional.
As criações possuem uma ênfase minimalista, e ainda é incerto até que ponto os consumidores de luxo do país estão preparados pra tamanha discrição. A Hermès, no entanto, confia (provavelmente com razão) no próprio taco: uma loja Shang Xia em Paris e uma terceira em Pequim já estão nos planos para os próximos anos.