A temporada de desfiles de Resort ou Cruise acontecem, anualmente, nos meses de maio e junho – entre o lançamento das duas principais coleções de pret-à-porter em fevereiro (inverno) e setembro (verão) e é marcada por grandes desfiles em lugares surpreendentes, nas mais diversas cidades e locações pelo mundo, ampliando a sensação de que estamos numa eterna Fashion Week.
Mas você sabe o que é uma coleção de Resort e por que elas se tornaram tão importantes para as marcas de moda atualmente?
Um novo conceito para a época
Coco Chanel criou o conceito da coleção Croisière (cruzeiro de barco, em francês) em 1919, como uma coleção de meia estação para as clientes ricas que iam para o balneário de Biarritz no início da primavera. As coleções eram compostas por roupas mais fluídas, pijamas para praia, calças mais amplas e vestidos leves para a noite, para passear de barco ou praticar esportes. Tudo o que a própria Coco Chanel queria vestir.
Em 1983, Karl Lagerfeld recriou o que se chamava então de Resort, ao propor coleções para as clientes que partem de férias para a América Central e do Sul, em busca das sombras das palmeiras, da vitamina D e de cruzeiros fugindo das temperaturas negativas do inverno europeu nos meses de janeiro e fevereiro. Suas coleções começaram a atender a todas as ocasiões da cliente, do dia à noite, do nascer ao pôr do sol.
OS DESFILES VIRAM ESPETáculos pelo mundo
O fenômeno das coleções de Resort atingiu seu ápice com um desfile da Chanel num barco no Rio Sena em Paris, em 2004. E a partir daí os desfiles de Resort começaram a ser cada vez mais espetaculares e outras marcas embarcaram na onda: Louis Vuitton, Gucci, Balenciaga, Dior, Max Mara, Fendi, Versace, também apresentam coleções Resort. Algumas produzem apenas lookbooks, enquanto outras, em busca de repercussão midiática travam uma batalha pelo melhor destino, ativando mercados estratégicos e criando imagens memoráveis: Los Angeles, Havana, Rio, Dubai, Singapura, Atenas, Lecce, Marraqueche. Esses desfiles acontecem em locais monumentais, nas mais belas praças, nos mais grandiosos museus e pontos turisticos do mundo.
Os desfiles de Resort se tornaram uma demonstração de poder, se tornando um símbolo da multiplicação de coleções do carrossel da moda que corre à toda velocidade. Algumas maisons chegam a ter 24 coleções por ano.
resort é chave
A coleção de Resort se tornou a coleção mais importante de uma marca atualmente, pois é a coleção que permanece por mais tempo nas lojas: de novembro à julho. Para efeito de comparação, outras coleções ficam na loja por dois meses.
As coleções de Resort são gigantes em número de itens, mais relaxadas e casuais compostas por jeanswear, sportswear, festa e uma grande variedade acessórios para as mais diversas ocasiões e muito logo, já que se tratam de coleções mais comerciais e de alto faturamento. Para algumas marcas, o faturamento dessas coleções já representa 60% do volume de vendas anual. Segundo Bruno Pavlovsky, presidente de moda da Chanel, revelou ao WWD, a coleção de Resort é hoje o mais importante lançamento da marca.