FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    O que você deve saber sobre o desfile da Apartamento 03 no SPFW
    O que você deve saber sobre o desfile da Apartamento 03 no SPFW
    POR Camila Yahn

    1 – Inspiração

    Em uma viagem de Eurostar de Paris a Londres, Luiz Claudio viu na TV do trem a notícia de que Caitlyn Jenner estava na capa da “Vanity Fair”. Então ele fez o link com Londres e se lembrou de Orlando e Virginia Woolf. “Em 1929, Virginia já tinha pensado nisso e hoje tem uma pessoa assim na capa de uma revista importante. E isso é lindo”, contou em um papo no backstage.

    + Veja a coleção completa da Apartamento 03 

    2 – Um guarda-roupa para Orlando

    Tema consolidado, Luiz começou a pensar de onde partiria para criar a coleção. “E se Orlando me encomendasse um guarda-roupa? E se ele viesse para a prova de roupa como mulher e pegasse a roupa pronta como homem? Sabe, essas pessoas existem.” Luiz Claudio não pensou em feminino e masculino, e sim no Orlando como Virginia Woolf escreveu: um jovem inglês que nasce homem e, durante uma viagem à Turquia, acorda mulher. A história lida com a ambiguidade e com a questão da identidade de uma forma natural. E, também dessa forma, sem julgamentos, Luiz conduziu seu processo criativo.

    3 – Bordados

    apartamento-03-spfw-4

    Dá pra ser leve e bold ao mesmo tempo? A Apartamento 03 é assim. Todas as peças têm texturas e informação, sobreposições, bordados e amarrações, mas nada pesa. Ao mesmo tempo são roupas e looks que não passam batido, têm personalidade e força. Vale destacar o trabalho precioso dos bordados e aplicações de pedrarias, franjas, brocados que percorrem camisas, casacos e vestidos, de um pequeno (mas importante) detalhe até cobrir um look inteiro. Mesmo as peças mais especiais estarão nas araras de sua loja-ateliê. “Faço a arara comercial também, claro, mas se você quiser uma dessa, vai encontrar lá também.”

    4 – Destaques

    apartamento-03-spfw-2

    A camisa, uma peça importante para Orlando, aparece com um trabalho interessante nas mangas e com os laços enormes no pescoço. E os robes também marcam a coleção, representando o momento em que ele acorda como mulher. Por sinal, essas estão entre as peças mais bonitas da coleção, pois trazem um charme na forma displicente como são usados, mesmo nos momentos mais luxuosos.

    5 – Flores

    apartamento-03-spfw16

    Luiz Claudio ama flores e sempre arruma uma maneira de incluir em suas coleções. Aqui, há uma estampa floral especial que, na verdade, é uma mistura de várias flores. Ele e sua equipe pesquisaram diversas opções que remetessem ao feminino e ao masculino, recortaram e bagunçaram tudo. Elas aparecem ainda mais “bagunçadas” e picotadas quando aplicadas aos plissados que abrem o desfile. Uma estampa leve e fresca e das mais bonitas até agora.

    6 – Chinelos

    Logo no camarim, as sandálias de estilo masculino já chamaram a atenção. Elas saem do armário dos homens em tons fechados e em um tecido felpudinho até virarem pequenas joias para vestir, com bordados e aplicação de pedrarias.

    7 – Quem usa

    “No momento em que a Apartamento 03 se tornou mais desejada, passei a vender roupas para pessoas que nunca imaginei, como Fafá de Belém e Mariana Ximenes”, conta Luiz Claudio, mencionando duas de suas clientes.

    Não deixe de ver
    Marc Jacobs o precursor da estética vintage
    Essa vovó é um ícone de estilo que você precisa conhecer
    O que está por trás do visual de “Caju”, de Liniker?
    Damiano David do Måneskin assina coleção exclusiva com a Diesel
    Chloë Sevigny faz 50 anos e segue dando lição de estilo e autenticidade
    C&A e Patricia Bonaldi lançam colla, H&M anuncia coleção com Glenn Martens para 2025, CHANEL expande com boutique no Leblon
    Livro Babado Forte, de Erika Palomino, ganha segunda edição atualizada
    Dolce & Gabbana e Skims lançam parceria inspirada no estilo de vida italiano
    Quem disse que é feio? 15 calçados que provam que o ‘‘feio’’ pode ser também muito cool
    ASSISTA AQUI: “De Rua” volta às telas com segunda temporada
    FFW