A festa continua, ao menos para os fashionistas. Ainda que extra-oficialmente (o calendário oficial de desfiles tem início amanhã), na prática começa hoje, em plena Quarta-feira de Cinzas, a New York Fashion Week Inverno 2017, graças à Saint Laurent Paris. Se na edição passada o grande talk of the town ficou por conta do primeiro desfile da Givenchy no evento, com direção e performance da artista sérvia Marina Abramovic, desta vez a temporada é aberta com a apresentação de outra maison francesa, sob direção criativa de Hedi Slimane. Mas fora de Nova York, em Los Angeles. Em compensação, no dia seguinte (11), Kanye West promete atrair todos os holofotes da moda para o lançamento da terceira coleção de sua marca Yeezy, que acontecerá concomitantemente com o début de seu novo álbum, Waves, na Madison Square Garden, com performance da artista visual Vanessa Beecroft, numa apresentação que envolverá mais de mil pessoas, sem contar o casting de supermodelos. No quesito celebridades na moda, Rihanna também dará sua contribuição com a primeira coleção que lança para a Puma, com desfile nesta sexta (12). Considerado “o” estilista norte-americano ao longo de duas décadas, aplaudido na edição passada com sua coleção mostrada num cinema de forma burlesca e teatral numa ode extravagante, irônica e bem humorada aos EUA, Marc Jacobs gera expectativa sobre como se sairá neste Inverno 2017, em meio a rumores de crise criativa e financeira de sua marca.
À parte da disputa pelo posto da maior superprodução da temporada, o time dos designers jovens e cool nova-iorquinos também faz a sua parte. Longe de ser um novato mas também fora da categoria mainstream desde que deixou a direção criativa da Balenciaga no ano passado, Alexander Wang assina a primeira coleção de sua marca própria desde que pediu demissão da maison francesa, agora focado em criar e vender unicamente a sua propria grife, gerando expectativas sobre o caminho que seguirá daqui por diante. Representando a safra dos “sangue novos” norte-americanos, a dupla saída da Rhode Island School of Design, Mike Eckhaus e Zoe Latta, da Eckaus Latta, apronta desfile no supercool museu PS1, no Queens, fazendo menção ao background de arte da grife criada em 2011 (Eckhaus estudou escultura antes de se lançar como designer). Nomes como LRS, Eric Schlösberg, Tessa e os selecionados da plataforma online de networking de moda VFiles, além de grifes underground como Moses Gauntlett Cheng e Vaquera completam o time que promete trazer o frescor da nova geracao de designers as passarelas.
Tradicionalmente a semana de moda mais comercial e pragmática do circuito clássico das fashion weeks (NY, Londres, Milão, Paris), a New York Fashion Week deu mais um passo rumo à sua vocação para o business e traz, nesta edição, muitas marcas que disponibilizarão o serviço de venda online da coleção no momento em que cada look é desfilado. São os casos de Rebecca Minkoff e Mathew Williamson, por exemplo. Uma ação que aponta para a tendência das fashion weeks de servirem, cada vez mais, como vitrine para o consumidor, mais do que para imprensa e compradores de multimarcas.
Confira abaixo os destaques do calendário oficial dos desfiles da semana de moda de Nova York, que vai até o próximo dia 18.02, e acompanhe no FFW as notícias e fotos dos principais desfiles. Veja no Modem Online o calendário completo.