O mood: Courtney Love + Kate Moss no Glastonbury
Hedi Slimane é obcecado pelo casal Love Cobain. O desfile é uma evolução do universo 90’s que Slimane tem trabalhado, mas uma das referências é, mais uma vez, Courtney Love. Facilmente encontramos imagens dela com a coroinha que vimos na cabeça das modelos do desfile. Ou, como a marca chama, uma tiara grunge. Se Courtney fica com cara de rainha pop do underground, as meninas parecem princesinhas rebeldes. Mas é um visual que dá certo pelas mãos de Hedi – quem das meninas dos anos 90 já não brincou na pista com uma coroa de bijoux na cabeça? – e como um adendo de styling ajuda a trabalhar a referência com clareza. Já as galochas usadas com roupas bem curtinhas remete a Kate Moss look Glastonbury, outro ícone dos 90 (e sempre). E logo mais, as Hunters serão substituídas pelas galochas Saint Laurent.
+ Veja o desfile completo da Saint Laurent
Trash Chic
Complementando o texto acima, tem vários looks perfeitos para um festival de música ou para uma noite passada na pista de dança – ou em várias, do trash ao chic. De alguma maneira, o desfile passa sensação de diversão, de roupas que são tão reais, tão descomplicadas, mas ao mesmo tem carregam um glamour, uma vibe rock que veste meninas de 20 e poucos anos como ninguém. E isso é só positivo: uma marca de luxo que sai do inacessível ao totalmente acessível (em termos de imagem). Todos os vestidos são usados com peças oversized de alfaiataria masculina ou jaquetas de couro. Uma falta de esforço para ficar bonita. Da próxima vez que for sair à noite, dá uma olhada na galeria; com certeza você consegue montar um look Saint Laurent em casa. Tá mais que confirmado porque a marca tem feito tanto sucesso.
Super chic
De uma forma geral, a coleção parece mais chique do que as outras, mais diversidade de materiais, texturas, brilhos, peles. E mais sexy também, com decotes bem abertos, muitas transparências, zíperes estratégicos e recortes em vestidos e calças, e fendas danadas nos longos que fecham o desfiles. A marca acaba de lançar sua divisão de Alta-Costura, mas até a AC foi “slimanizada”, então vemos vestidos tipo camisolas (os slip dresses, um hit do verão 16), com alças bem fininhas e decotes bem abertos, quase como se fosse uma roupa de baixo, não fossem as fendas que deixam pouco espaço para a imaginação. E são lindos os vestidos, minimalistas e sensuais da maneira mais contemporânea possível. Tanta a pele à mostra, faz sentido que o nome da coleção seja Skin Collection.
Jeans
Muitos looks em jeans apareceram ao longo da apresentação. Se numa olhada rápida, parecem comuns, quando olhamos mais de perto vemos os detalhes, como uma gola de tuxedo em um colete, uma calça que parece que o botão foi arrancado, ela começa no zíper; uma peça tipo um mantô com um buraco pros braços que parece ter sido feita de retalhos de jeans, de uma forma geral, tudo com aspecto desconstruído.
Casting
Quase irreconhecível, Agyness Deyn volta as passarelas no desfile da Saint Laurent, com os cabelos mais longos e mais escuros. Das brasileiras, Cris Herrmann representou. Ainda várias meninas desfilaram com exclusividade para a marca, como Amelia, Celine e Londone; algumas delas até mesmo iniciaram a carreira com Hedi Slimane.
Cenografia e trilha
O desfile aconteceu, como sempre, no Carré du Temple, e o cenário foi desenhado por Slimane, que criou um cubo robótico e giratório construído com faixas de luzes que se movimentavam, resultando em formas geométricas. A marca disse que o design tem a ver com inteligência artificial. Já a trilha usada foi “The Mirror”, do Damaged Bug, de John Dwyer, que também fundou a banda californiana Thee Oh Sees.
Primeira fila
Catherine Deneuve continua a frequentar os desfiles da Saint Laurent. Também estavam lá o fotógrafo Terry Richardson e a modelo Lilly Donaldson, mas chamam tanta atenção quanto a turma de Hedi Slimane, uma garotada que parece tirada de um filme de skate da Califórnia que, de tão importantes, sentam na fila AA, ou seja no chão, nos pés dos famosos. Eles vieram de Nova York, Los Angeles e Londres e são as pessoas que verdadeiramente interagem com a marca e a inspiram. Fora que é ótimo quando há espaço para algo assim acontecer. Sentar no chão em um desfile em Paris. Da Saint Laurent.