FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Os fatos que se destacaram no desfile do Experimento Nohda, no Teatro Oficina
    Os fatos que se destacaram no desfile do Experimento Nohda, no Teatro Oficina
    POR Camila Yahn

    O Teatro Oficina é um dos lugares sagrados da cultura brasileira. Dirigido por Zé Celso Martinez Corrêa, ele simboliza a não conformidade com as regras vigentes, criando seu universo próprio de desbunde criativo e loucura.

    Foi nesse palco que Patricia Bonaldi mostrou a coleção do Experimento Nohda, um desfile colaborativo feito em parceria com Luiz Claudio (Apartamento 03) e Lucas Magalhães. As duas marcas integram o Grupo Nohda, junto com a PatBo.

    + Veja a coleção completa aqui

    experimento-nohda-spfw-2

    Agência Fotosite

    Mergulho criativ0

    Indo na contramão do fenômeno see now buy now, em que as roupas são feitas para serem vendidas imediatamente após o desfile, o EN mergulhou em um processo criativo que começou com uma busca pelos pontos de intercessão entre os três estilistas. “Não dá para ser tão louco e livre assim nesse caso, pois em algum momento precisamos encontrar os mesmos caminhos”, explica Lucas. O nome Nohda é uma junção da palavra noh, que em japonês significa a união de função, habilidade e forma, com moda. Nunca um nome foi tão fiel e favorável ao seu propósito. “Queremos contar o que é o Nohda e mostrar as nossas histórias”, diz Patricia.

    experimento-noha-spfw

    Agência Fotosite

    Nós desatados

    Então, cada um olhou para sua própria trajetória e começou a lapidar sua expertise. As histórias e vontades de cada um se encontraram em dois pontos: as cores e os nós. Os nós têm tantos símbolos, como por exemplo entrelaçamentos dos seres através do amor e da confiança. Ou percebidos pelo viés do nó infinito, um dos oito símbolos auspiciosos do budismo, que reflete o pensamento de que não há começo nem fim e que a existência é um ciclo de nascimento e renascimento. No budismo, é uma lembrança de que tudo no universo está relacionado e que os eventos futuros têm raiz no presente.

    Cada um, cada um

    Lucas: “minha expertise é o tricô e nesta experiência eu fiquei 8 ou 80: super leve ou super estruturado”.

    Luiz: “a minha história é com a alfaiataria. Busquei interpretar o nó e inserí-lo dentro de uma modelagem que é mais rígida”.

    Patrícia: “meu trabalho hand made está na máxima potência, trabalhado em bases de tule, mas também com uma coisa fun, que é característica da Patbo”.

    enoh_img_ms_n42_0024

    Agência Fotosite

    Coleção

    Com 30 looks, a coleção é um belo encontro entre as habilidades de cada um. Coube ao stylist Daniel Ueda misturar as peças e transformá-las em imagens únicas. O que fica mais evidente é o trabalho de volume, com calças, tops e vestidos amplos – bem bonito e shape desejo da moda atual – e os nós que aparecem em mangas, bolsos, cintura, nós que viram laços. Uma coleção de poucas cores (preto e branco iluminados pelo vermelho da Patbo, o azul da Apartamento 03 e o laranja de Lucas Magalhães), mas muito bem escolhidas. Nada fica fora de lugar. Mesmo nos momentos em que os looks carregam mais informações, ainda assim o resultado é de leveza. Três estilistas em pura sintonia.

    Blog mania

    Patrícia Bonaldi sempre soube trabalhar bem as redes sociais e suas roupas são vistas nas blogueiras mais tops. Pois um grande bloco delas estavam lá, como Camila Coelho, Thássia Naves, Helena Bordon, Lelê Saddi e Mariah Bernardes, entre outras.

    Onde encontrar

    Apenas algumas das peças serão comercializadas, mas as três marcas vão incluir “perfumes” dessa colaboração em suas linhas próprias. Patrícia abriu recentemente uma loja do Nohda em Belo Horizonte, que vai vender as três grifes do grupo e algumas das peças feitas pelos três.

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW