Croquis de Azzedine Alaïa para “As Bodas de Fígaro” da Filarmônica de Los Angeles ©Reprodução
Azzedine Alaïa desenvolveu todo o figurino da última adaptação de “As Bodas de Fígaro”, ópera composta por Mozart e com libreto de Lorenzo Da Ponte, que foi apresentada por quatro vezes este mês em Los Angeles. O estilista tunisiano criou, inclusive, os trajes masculinos do espetáculo, algo que pode ser considerado inédito em sua carreira.
Azzedine Alaïa e Jean Nouvel ©Reprodução
Recentemente, Alaïa também criou as vestimentas do balé “As Noites”, coreografado por Angelin Preljocaj e que estreou no dia 29 de abril em Aix-en-Provence, na França. Em entrevista a Suzy Menkes, do jornal “International New York Times”, ele comentou: “Eu nunca havia feito roupas masculinas e figurinos de ópera são muito difíceis”, ainda mais difíceis que os de balé, segundo o próprio. Mas, voltando a “As Bodas de Fígaro”, o espetáculo foi desempenhado pela Filarmônica de Los Angeles e sua cenografia foi produzida pelo arquiteto francês Jean Nouvel.
“Azzedine e eu somos amigos há muitos anos e o vejo como um “designer arquitetural”, com a estrutura, a geometria e a textura”, disse Nouvel sobre a parceria com Alaïa, que, aliás, ganha sua primeira retrospectiva em setembro, após a reabertura do Musée Galliera, em Paris. Os figurinos de Christopher Maltman e Dorothea Röschmann, intérpretes dos protagonistas do espetáculo, foram compostos em sua maioria por calças simples, ternos claros, saias largas em “A” e vestidos de malha.
Fotografia de uma das quatro apresentações de “As Bodas de Fígaro”, ópera executada pela Filarmônica de Los Angeles e com figurinos de Azzedine Alaïa ©Reprodução
Em 2012, Kate e Laura Mulleavy, fundadoras da Rodarte, colaboraram com o arquiteto Frank Gehry na ópera “Don Giovanni”, executada pela Filarmônica de Los Angeles sob a condução do maestro venezuelano Gustavo Dudamel. No próximo ano, a trilogia de Mozart/Da Ponte será finalizada com “Cosi fan tutte, ossia La Scuola degli amanti” (“Assim fazem todas, ou A escola dos amantes”, em português), espetáculo no qual trabalharão o estilista Hussein Chalayan e a arquiteta Zaha Hadid.
Apresentação de “Don Giovanni” em 2012. O espetáculo foi executado pela Filarmônica de Los Angeles e seu figurino foi criado por Kate e Laura Mulleavy, da Rodarte ©Reprodução
– Vídeo disponibilizado pela Filarmônica de Los Angeles sobre “As Bodas de Fígaro”:
Alaïa, assim como as irmãs Mulleavy e Chalayan, não serão os primeiros, tampouco os últimos, a colaborarem com espetáculos artísticos, sejam eles peças de balé, ópera ou teatro. Christian Lacroix, por exemplo, já criou tantos figurinos que até ganhou uma retrospectiva chamada “Le Costumier”, exibida em São Paulo em 2009. Ainda este mês, a Ópera Nacional de Paris apresentou “Boléro”, de Maurice Ravel, com trajes desenvolvidos por Riccardo Tisci, da Givenchy.
Joseph Altuzarra, da Altuzarra, por sua vez, foi o responsável por criar o figurino da apresentação de gala de primavera do New York City Ballet (NYCB), que aconteceu no dia 8 de maio. No ano anterior, foi Valentino Garavani, fundador da Valentino, que idealizou as roupas do evento. Em 2011, Stella McCartney desenvolveu as vestimentas para “Ocean’s Kingdom”, também do NYCB, já dupla holandesa Viktor & Rolf idealizou o figurino para duas óperas do americano Robert Wilson; nelas, foram usados quase um milhão de cristais Swarovski.
Figurinos criados por Stella McCartney e Viktor and Rolf ©Reprodução
Em abril de 2012, a Royal Opera House, em Londres, realizou o espetáculo “Carbon Life”, que teve trilha sonora composta por Mark Ronson e figurino criado por Gareth Pugh. Por fim, Christian Louboutin produziu uma série de sapatilhas para o English National Ballet (ENB), que ele apelidou de “ballet stilettos”.