Por Julia Pitaluga, em colaboração para o FFW
Movimentação na entrada do Fashion Rio Verão 2012/2013 ©Felipe Abe
A 21ª edição do Fashion Rio começou cedo e em clima descontraído nessa terça-feira (22.05) no Jockey Club. A temporada Verão 2012/2013 deu seu start com a coletiva de imprensa no restaurante Prado, facilitada por Paulo Borges, organizador e diretor criativo da semana de moda, junto com os patrocinadores do evento que participaram da abertura oficial para explicar a ideologia e as parcerias que inspiraram essa edição.
Com a mudança do calendário da moda brasileiro, Paulo ressalta: “Essa edição de Verão é bem importante e especial. A moda praia está muito mais consistente do ponto de vista do line-up agora. O objetivo era esse. Estávamos planejando como fazer isso já há três anos”.
Como o FFW já contou, o tema dessa vez é a Botânica. O amor pela natureza, a humanização do mundo e o equilíbrio entre o meio ambiente e o concreto. Com o Rio+20 realizado pela Conferência da ONU esse ano aqui, o tema do Fashion Rio não podia ser melhor. “O Fashion Rio respira e inspira, é uma fusão das pessoas com o meio ambiente. Não se trata de uma homenagem apenas, mas uma abertura da discussão que o Rio+20 traz, que é a sustentabilidade”, diz Paulo.
Sobre a mudança de locação – as edições passadas aconteceram no Píer Mauá – o diretor do evento ainda explica: “A mudança para o Jockey Club fez com que a produção, as editoras com suas redações, todo mundo ficasse bem satisfeito com essa nova montagem do evento. Faz a gente contemplar a criação de moda junto ao meio ambiente tendo o Jardim Botânico logo ao nosso lado inspirando e respirando o Fashion Rio”.
A coletiva contou com a presença dos patrocinadores do evento: Eduardo Gouvêa, presidente da Firjan; Fernando Pimentel, diretor da ABIT; Andréia Lopes, coordenadora de moda da SEBRAE RJ; Andrea Mota, diretora executiva do O Boticário; Luciana Ceccon, da Melissa; Thales Figueiredo, da Riachuelo; a sub secretária Dulce Angela Procópio e o secretário municipal de turismo do RJ, Pedro Guimarães. Todos falaram sobre suas parcerias com o Fashion Rio, ressaltando a alegria de estarem integrando o time que faz acontecer essa semana de moda. A moda carioca ganhou espaço, levando ao mundo a sua identidade e seu lifestyle, e cada vez mais se vê isso.
Para quem está de passagem pelo Jockey, alguns lounges têm a entrada sem convites e ainda presenteiam os visitantes com experimentação de seus produtos — como é o caso d’O Boticário. Acompanha nossa cobertura com notícias frescas e diárias do evento.