FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Porcelanas, Wong Kar Wai e feminilidade: os acessórios da Têca
    Porcelanas, Wong Kar Wai e feminilidade: os acessórios da Têca
    POR Redação

    teca_acessorios_abreAlicia K com acessórios de Diego Cattani © Agência Fotosite

    No verão 2010 a Têca, de Helô Rocha, desfilou cintos de concha e colares de pedras brancas e pretas imensas.  Deu certo, e desde então a marca investe pesado nos acessórios. O responsável é o designer de acessórios Diego Cattani, que há mais de dois anos cria para a grife de Helô. Nesta estação, a inspiração veio das porcelanas orientais _o tema-bússola era “a cultura japonesa e a feminilidade da lingerie do início do século 20”.

    “O ponto central da Têca sempre é o romantismo e a feminilidade. Os acessórios fazem um contraponto, trazem força, por isso sempre uso pedras e minerais brutos, mesmo que misturados a outros materiais, como a porcelana, nessa coleção”, contou Diego.

    teca_acessorios© Agência Fotosite

    O designer conta que, na primeira conversa que teve com a estilista, soube que ela trabalharia com estampas orientas e maxi-florais, e baseado nisso, resolveu fazer um ‘crash’ de estampas florais na porcelana. Por isso há pedaços de peças de porcelana e não inteiras.

    “Tive também algumas musas ao criar essas peças”, contou. No caso, as meninas que o cineasta chinês Wong Kar Wai leva às telas, que exploram a sensualidade chinesa. Um filme que defina bem essa imagem? “Amores Expressos!”. Embora o foco sejam as porcelanas japonesas, Diego abriu bastante o leque em sua pesquisa, e acabou encontrando peças francesas, venezianas e até búlgaras, mas o efeito final é bastante oriental. “E foi tudo garimpado em antiquários brasileiros, a maioria em São Paulo, e alguns do Rio de Janeiro”

    Para quem se apaixonou pelos acessórios, cerca de 10 peças de desfile serão vendidas na coleção comercial da Têca. O restante volta para o designer ou fica no acervo de Helô Rocha.

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW