Estilista por trás de alguns dos desfiles mais celebrados das temporadas de moda, Francisco Costa tem seus lugares cativos quando o assunto é inspiração. Hoje, no terceiro dia de colaboração com o FFW, nosso editor especial conta quais são os cinco primeiros lugares em sua lista de preferidos pra onde ele corre quando precisar se inspirar – ou simplesmente respirar.
+ Editor convidado: Francisco Costa em entrevista exclusiva para o FFW (dia 1)
+ Editor convidado: os cinco desfiles mais importantes da vida de Francisco Costa (dia 2)
+ Editor convidado: Francisco Costa entrevista top blogueira Hanneli Mustaparta para o FFW (dia 4)
+ Editor convidado: Francisco Costa encerra semana com bate-bola de curiosidades (dia 5)
1. Morgan Library
Arte me inspira porque eu gosto da inquietação que ela causa. Sempre quando viajo, faço questão de visitar os museus e galerias locais. No meu bairro em Nova York, um dos meus museus favoritos é o Morgan Library. É um lugar tão calmo e lindo, além de ter uma das coleções mais incríveis do mundo de arte e literatura. Eu também gosto de explorar as galerias modernas no Lower East Side.
The Morgan Library and Museum (225 Madison Avenue) ©Reprodução
2. Left Bank Books e Dashwood Books
Eu amo colecionar e mergulhar em livros e normalmente eles funcionam como referências e inspiração para minhas criações. Encontro esses livros em livrarias ao redor do mundo, mas em Nova York, adoro pesquisar na Left Bank Books e na Dashwood Books.
Left Bank Books (17 8th Avenue) ©Reprodução
Dashwood Books (33 Bond Street) ©Reprodução
3. Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Franklin D. Roosevelt Four Freedoms Park e High Line
Arquitetura, paisagens e vistas são outras grandes inspirações para mim, que aprecio seu sentido atemporal e de continuidade. Os trabalhos do Oscar Niemeyer tiveram uma grande influência no meu trabalho. As formas e linhas de seus prédios, como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, são muito estruturadas e sensuais ao mesmo tempo. Também amo o novo Franklin D. Roosevelt Four Freedoms Park, na Roosevelt Island em Nova York, porque tem a habilidade de carregar o legado imenso do presidente Roosevelt ao mesmo tempo que transforma a paisagem atual dessa locação. O High Line, um parque elevado também em Nova York, é outro ótimo lugar para dar uma escapada e uma caminhada.
MAC Niterói (Mirante da Boa Viagem s/nº Niterói, RJ) ©Reprodução
Franklin D. Roosevelt Four Freedoms Park (1 FDR Drive) ©Reprodução
The High Line (10th Avenue, da West 20th Street à West 30th Street) ©Reprodução
4. Cinelândia
Sempre me sinto inspirado quando visito o centro do Rio, a Cinelândia, onde estão muitas das minhas galerias, cafés e livrarias preferidas. Lá tem também um feeling Belle Époque que é incrível, prédios antigos misturados à nova arquitetura, o que torna essa área incrível e boêmia.
Uma das vistas da Cinelândia, no Rio ©Reprodução
5. Nova York: Chrysler Building e o Seagram Building
E por último, não posso deixar de mencionar Nova York. A cidade é preenchida com tanta adrenalina e novidades, ideias frescas… Eu acho as pessoas e a energia muito revigorantes. Também amo a arquitetura da cidade, como o Chrysler Building e o Seagram Building – e sua natureza vertical. Estamos sempre olhando para cima.