O blog “The Cut” publicou nesta terça-feira, 27.09, uma matéria que levanta a discussão: qual marca tem mais poder na hora de alavancar a carreira de uma modelo new face, após contratá-la com exclusividade para um desfile? Os nomes em questão são Prada, que desfila em Milão, e Balenciaga, que apresenta sua coleção em Paris.
Sasha Pivovarova e Lindsey Wixson são dois dos nomes que devem sua rápida ascensão à Prada, mais precisamente aos desfiles de Inverno/2005 e Verão/2010, respectivamente, enquanto Miranda Kerr, antes vista apenas como uma Angel da Victoria’s Secret sem muito apelo para a alta moda, viu sua carreira dar uma guinada graças à Balenciaga, na temporada do Verão/2010.
Há ainda outros nomes que alçaram sucesso, mas a Prada acumula algumas apostas furadas, que não deram em nada, como Bara Holotova e Nicole Hofman, enquanto a Balenciaga, ainda nova nessa jogada, só tem sucessos em seu portfólio.
MIRANDA KERR (Balenciaga)
Sua carreira (muito bem sucedida comercialmente) começa nos idos de 2004, mas é em fevereiro de 2010 que Miranda Kerr entra de vez para o circuito da “alta moda”, ao ser escolhida para desfilar para a coleção de Inverno/2011 da Balenciaga (veja o desfile completo aqui).
Logo depois, Miranda estampa editorial da edição de verão da “LOVE”, fotografada por Daniel Jackson, e em julho do mesmo ano, fotografada por Willy Vanderperre, participa de editorial para a “V Magazine”.
É o mesmo fotógrafo, Vanderperre, que vai fotografar a capa da edição de verão da “i-D”, com Miranda Kerr estrelando uma das três versões.
Em 2010, a modelo faz duas aparições na francesa “Numéro”: em agosto, fotografada por Sebastian Kim, e em junho, clicada por Greg Kadel.
Ainda em 2010, a modelo se torna um dos rostos da campanha da Prada, ao lado de Angela Lindvall, e fotografa a campanha da Jil Sander.
Na edição de setembro de 2010, a mais importante do ano, estampa capa e editorial para “Vogue” Itália. Detalhe: em 3D!
LINDSEY WIXSON (Prada)
Em setembro de 2009, Lindsey abre o desfile da Prada (veja o desfile completo aqui), como exclusiva, fazendo dela uma das new faces mais comentadas da temporada.
Na mesma temporada, em outubro, Lindsey fecha o desfile da Miu Miu (marca mais jovem da Prada), também como exclusiva. Ela vai desfilar novamente para a Miu Miu em fevereiro de 2010, abrindo o desfile, após se tornar “rosto” da marca.
Fotografada por Daniel Jackson, estampa a capa da edição de inverno da “i-D”, em 2009. No ano seguinte abocanha outra capa da publicação (que teve outras cinco versões, com diferentes modelos), fotografada por Emma Summerton.
Já em 2011, Lindsey se torna o rosto de Alexander McQueen, e é fotografada também para a campanha da Mulberry, ao lado de Nimue Smit, fotografada por Tim Walker.
Em janeiro de 2011 a modelo desfila para Christian Dior e Chanel Haute Couture, em Paris.
A edição de verão da “LOVE” traz Lindsey, fotografada por Angelo Pennetta. Na edição de inverno de 2011, Lindsey aparece novamente.
Em abril de 2011 estampa dois editoriais em duas das revistas mais importantes do mundo: “Vogue” UK e “Vogue” Itália.
Nessa estação a italiana Prada (veja o desfile aqui) já escolheu um nome para o mundo ficar de olho: a britânica Laura Mullen, que foi chamada para o desfile apenas quatro semanas depois de iniciar sua carreira. Resta saber quem será a bola da vez da Balenciaga, que fará seu desfile no próximo dia 29 de setembro e dará a largada para a corrida da new face mais bem sucedida da estação.
E você, é “team Prada” ou “team Balenciaga”? Conte nos comentários!