O italiano Riccardo Tisci (que foi apontado como o novo diretor criativo da Burberry em março de 2o18) começa a dar as primeiras amostras das mudanças estéticas e operacionais que está implementando na marca. A Burberry anunciou que parte das peças do primeiro desfile de Tisci (dia 17.09) estará disponível por 24 horas, com venda exclusiva pelo Instagram, WeChat e na flagship na Regent Street, em Londres. É a primeira vez que a Burberry cria uma experiência de venda digital para as suas redes sociais.
A iniciativa mostra que Tisci pode manter a porção visionária de Christopher Bailey, que colocou a Burberry na ponta da era digital. As peças entram na venda na segunda (17.09), a partir das 17h30, logo após o desfile da coleção Verão 2019.
LOJAS EMBALADAS COM O NOVO LOGO
A marca também não está poupando esforços para chamar atenção. Quem acompanha a Burberry pelo Instagram tem visto suas várias ações pelo globo, especialmente na Ásia, para informar sobre a mudança que está por vir, instigar a curiosidade e esquentar a estreia de Tisci. Todas as lojas de rua da marca estão “embrulhadas” com o logo novo e monograma. Em Shangai, as torres do Global Harbor receberam a projeção do monograma Thomas Burberry. Já em nos Estados Unidos, os monogramas estão nos guarda-sóis de Sunset Beach ou em vídeos nos famosos outdoors da Times Square; em Londres, envelopando os tradicionais táxis, entre muitas outras ações.
A principal loja da marca, em Londres, também está passando por uma transformação visual e será aberta ao público no dia 15.09. No coração do novo espaço estará a ‘’Sisyphus Reclined’’, uma instalação de arte interativa de três andares do artista britânico Graham Hudson. Ele já fez instalações para a Comme des Garçons em Tóquio e e já expôs em museus e feiras de arte contemporânea pelo mundo.
A marca criou a hashtag #ThomasBurberryMonogram para aglutinar todo o conteúdo postado no Instagram sobre a nova fase. Somando uma forte estratégia online e offline, a marca trabalha para provocar um imediato reconhecimento de sua nova identidade, criada pelo lendário diretor de arte britânico Peter Saville. Como se trata de uma mudança grandiosa dentro da centenária marca, ela deve ser comunicada na mesma escala.
SUSTENTABILIDADE
Após sofrer duras críticas de seu público e da imprensa com a notícia de que queimava estoque morto, a marca confirmou que a partir da estreia de Tisci vai parar a prática de destruir produtos não vendidos e também abandonará o uso peles de verdade como parte da sua agenda de responsabilidade de cinco anos.
O primeiro desfile da Burberry sob a direção criativa de Riccardo Tisci acontece durante a semana de moda de Londres, dia 17.09 às 13h, horário de Brasília. Você pode acompanhar tudo pelo FFW.