Finalmente a moda masculina americana terá uma semana de moda para chamar de sua. Depois de dois anos de discussões e negociações, o conselho de estilistas dos Estados Unidos (CFDA) decidiu realizar a primeira edição da New York Fashion Week: Men’s entre os dias 13 e 16 de julho, no Skylight Clarkson Sq, no Soho. O e-commerce Amazon e seus sites de moda – Amazon Fashion, East Dane e MyHabit – serão os patrocinadores do evento.
A data da maratona fashion vai coincidir com a tradicional feira Project de moda masculina, marcada para acontecer de 13 a 15 de julho. Dessa forma, as programações de desfiles, apresentações e eventos especiais serão alinhadas.
O membro do CFDA Tommy Hilfiger é um dos maiores entusiastas da iniciativa, por isso, é esperado que ele participe da sua primeira edição de alguma forma. Outros nomes que já se comprometeram a fazer parte do acontecimento, mesmo que não seja por meio de desfiles, são: Calvin Klein Collection, Michael Kors, Rag & Bone, Public School, Billy Reid, Todd Snyder, Michael Bastian, Ovadia & Sons, Robert Geller, Duckie Brown, Patrik Ervell, Timo Weiland e Kent & Curwen.
“A moda masculina americana nunca esteve tão forte e criativa”, afirmou Steven Kolb, CEO do CFDA, ao WWD. “Existem várias razões para o CFDA lançar a New York Fashion Week: Men’s. Ela vai dar aos designers uma plataforma de desfiles durante o período das feiras de negócios e será uma oportunidade de demonstrar o talento coletivo de um importante segmento da nossa indústria. O esforço de criação dos desfiles exclusivamente masculinos não é apenas do CFDA e de seus estilistas participantes, mas também dos editores americanos e varejistas que contribuíram para a construção disto, e que continuarão envolvidos nos nossos planejamentos.”
Kolb disse ainda que pretende replicar o sucesso que a London Collections: Men conquistou desde o seu lançamento há mais de dois anos. A primeira edição ocorreu no verão de 2012 e, de lá para cá, os desfiles vêm ganhando destaque a cada temporada com a adesão de marcas-chave inglesas como Burberry e Alexander McQueen. “O que o conselho de moda britânico (BFC) fez é impressionante. Temos muito que aprender com eles”, observou o CEO.
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A notícia da realização da New York Fashion Week: Men’s chega como mais uma prova da força e do bom momento que a moda masculina está vivendo. Enquanto a London Collections: Men tem ganhado cada vez mais importância no mercado internacional, a Pitti Uomo registrou um recorde na participação de expositores estrangeiros durante sua última edição e o jornal “The New York Times” divulgou que vai estrear em abril um caderno voltado exclusivamente à moda e lifestyle masculinos.