Quem foi que disse que brasileiro não tem vontade própria quando o assunto é moda? Enquanto as passarelas do resto do mundo apostam pesado nas calças de modelagem skinny, por aqui a coisa é diferente: os modelos do momento são largos e confortáveis.
Calças de Huis Clos, Maria Bonita, FH e 2nd Floor © Agência Fotosite
Basta olhar as coleções desfiladas no Fashion Rio e agora no São Paulo Fashion Week. Com um pé fincado na alfaiataria, as calças ganham modelagens amplas, cavalos baixos e pregas (às vezes bem marcantes) que conferem volumetria desestruturada aos quadris.
Geralmente confeccionadas em tecidos mais “quentes” (como lãs e algodões espessos), essas calças são ideais para as temperaturas mais baixas. Ao mesmo tempo em que a modelagem soltinha permite mais ventilação, sendo assim adequada também para as inversões térmicas com as quais estamos acostumados no inverno tropical (de manhã é frio, de tarde e esquenta, depois esfria de novo). Sofisticadas e despretensiosas, as calças de alfaiataria ampla também adicionam informalidade ao look, quebrando assim a sobriedade que é tão comum nos invernos.