A equipe FFW estava 100% focada no Fashio Rio, mas o mundo continuou girando. Nos últimos 6 dias, a moda seguiu a todo vapor com os preparativos para temporada da semana masculina em Milão e mais uma porção de acontecimentos relevantes. A informação foi digerida pela redação, e apresentamos a seguir um resumo do que rolou de mais importante no mundo:
>> O estilista cipriota Hussein Chalayan (foto ao lado) retomou o controle total de sua marca, até então sob gestão do grupo PPR. Segundo comunicado oficial, o conglomerado de luxo, através da Puma, vendeu as ações da grife de volta ao seu fundador, que, por sua vez, continua no cargo de diretor criativo da Puma.
O movimento já se mostra como algo recorrente no mercado de luxo, que é cada vez mais pressionado a buscar a melhor qualidade possível em seus produtos. Como consequência, grifes do setor estão evitando ao máximo as terceirizações. Assim, ao manter todos os processos dentro de casa, é mais fácil controlar todas as etapas de produção.
>> Por aqui elas não fazem muito sucesso, mas no hemisfério norte – e na Austrália, sua terra de origem – as botas Uggs são sucesso absoluto. São botinhas volumosas de camurça, forradas com lã de ovelha, de aparência e calçamento super confortável e quente (ótimo para o inverno). Fashionistas mais conservadores abominam, mas não são poucas as celebridades e trendsetters que desfilam por aí com suas leggings ou skinny jeans paramentados por Uggs.
A novidade é que a marca fechou parceria com a Jimmy Choo. O resultado final só será revelado em outubro deste ano, mas, segundo notas publicadas na imprensa internacional, o projeto será baseado na construção confortável de lã de ovelha da Ugg Boot com os detalhes elaborados da Jimmy Choo. Será que vai dar certo?
>> No fim do ano passado, um dos estilistas mais importantes do século 20 foi obrigado a entrar com pedido de falência no Japão. Atingido severamente pela crise econômica, Yohji Yamamoto estava prestes a encerrar suas atividades na moda quando a empresa japonesa Integral Corp entrou com pedido na Justiça para financiar a reestruturação da marca. Mas parece que mesmo assim, a grife continua pisando em ovos. Boatos falam de possíveis fechamentos das duas lojas de Yohji em Nova York, mas a grife nega todos os rumores.
Segundo notas publicadas na imprensa internacional, as lojas do estilista – que foi um dos grandes revolucionários da Paris dos Anos 80 – estão com as vitrines cobertas por papel e com placas de “fechado”.
>> Mais boatos dão conta de que Sarah Jessica Parker (ou Carrie Bradshaw) teria conquistado um cargo criativo na Halston. Pra quem não se lembra, a tradicional marca americana dos Anos 70 foi reativada há pouco menos de dois anos. O inglês Marios Schwab sequer apresentou sua primeira coleção para grife, e uma segunda linha já foi criada. De acordo com os rumores, Parker teria sido convidada para assumir a direção criativa dessa outra marca mais comercial, não interferindo em nada no trabalho do designer britânico. Qualquer semelhança com Lindsay Lohan na Ungaro não pode ser mera coincidência…