Por 13 anos, o brasileiro Francisco Costa foi o diretor criativo da Calvin Klein Collection. Com uma nova estratégia global em andamento, que visa apenas uma direção criativa, Costa deixou a empresa e, com certeza, seu nome na história da moda contemporânea.
+ Francisco Costa deixa a Calvin Klein
+ Veja o último desfile de Costa para a Calvin Klein
Francisco nasceu em Minas Gerais e mudou-se para Nova York para estudar no FIT (Fashion Institute of Technology) à noite enquanto fazia aulas de inglês durante o dia.
Ele conseguiu um trabalho com Oscar De La Renta, quem Francisco considera seu primeiro grande professor. Ficou por lá até ser nomeado designer chefe do feminino da Gucci sob a direção de Tom Ford até que, em 2003, ele entrou na Calvin Klein e foi promovido diretor criativo apenas um ao mais tarde.
Assim, um novo nome aparecia no mercado – e para nós, um brasileiro no topo da indústria da moda. Com estética minimalista aliada a uma incansável pesquisa de materiais e texturas, Francisco ganhou críticos, editores e celebridades. Nos principais tapetes vermelhos do showbizz, como Oscar, Globo de Ouro e Grammy, estrelas como Brie Larson (vencedora do prêmio de Melhor Atriz 2016), Jennifer Lawrence, Lupita Nyong’o, Emma Stone, Diane Kruger e Lorde, usavam os vestidos feitos por Francisco Costa para a Calvin Klein Collection, de aparente simplicidade, mas com um trabalho impecável de modelagem, e uma acertada paleta de cores, ora em tons escuros, ora em tons lavados e frescos.
No início de seu tempo na CK, a modelo Natalia Vodianova abriu e fechou muitos de seus desfiles e não era incomum ver brasileiras como Raquel Zimmermann, Monique Olsen e Camila Finn em sua passarela.
O estilista ganhou por duas vezes o principal prêmio do CFDA, de Melhor Estilista Feminino, em 2006 e 2008.
Francisco ainda não anunciou qual será seu próximo destino. Quem sabe o Brasil não está em seus planos?
Veja na galeria a seguir um look de cada uma das coleções criadas por Costa para a Calvin Klein Collection: